O melhor do artigo do Valor Econômico de hoje para quem gosta de marketing
No artigo “Unilever vende marcas de suco de saquinho à Santa Clara” conta-se o episódio em que a Unilever vendeu as marcas de refresco em pó Frisco e Tornado para uma das maiores empresas do setor de café do Brasil: a Santa Clara que busca diversificar seu portfólio para aproveitar a estrutua de distribuição de suas marcas de café 3 Corações, Santa Clara e Pimpinela.
Esse movimento encerra algumas reflexões:
- Uma multinacional joga fora muito do que compra, já que essas duas marcas foram adquiridas junto com a Bestfoods, que por sua vez as tinha recebido na compra da Arisco. Há certamente um raciocínio estratégico nesse movimento mas é inegável que estamos falando de um movimento pendular de compra e vende que acontece o tempo todo tirando foco e confundindo o mercado.
- As multis estão ajustando o foco, fazendo caixa com tudo o que não faz parte do “core-business” para se concentrar em marcas com envergadura global e estratégia idem. Não é só em função da crise, mas ela ajuda.
- Será que a Santa Clara vai conseguir sorver a sinergia esperada entre sua rede de distribuição e o novo produto já que são tão diferentes? E a gestão das marcas, como fica? E o fato do mercado de refresco em pó estar andando de lada há algum tempo em função da imagem de artificialismo.
Refelxão para você: sua empresa está no momento de enxugar o portfólio e focar naquilo que realmente dá dinheiro ou na hora de diversificar trazendo novos produtos para aproveitar sinergias potenciais?
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