O que a sua empresa pode aprender com o Rock’n’Roll?
Podemos pensar, em um primeiro momento, que nada. Afinal de contas o que o mundo corporativo e suas gravatas tem a ver com as barulhentas guitarras, baixos, vocais e baterias?
Porém, em uma análise mais profunda, começamos a ver algumas muitas convergências. Basta fazermos algumas perguntas.
Como a “boca”, marca registrada dos Rolling Stones, se tornou uma das marcas mais conhecidas e valiosas do mundo? Como é que Elvis Presley (morto em 1977) e Kurt Cobain, do Nirvana (morto em 1994) continuam faturando mais de US$50 milhões por ano? Como uma jogada de marketing, como o lançamento dos Sex Pistols, mudou a história da música e do Reino Unido e vende milhares discos até hoje? Como o Kiss consegue vender desde camisetas, chaveiros até caixões personalizados (um de seus 2.500 produtos licenciados)? Além de entradas para shows de Rock, é claro! Como os Stones faturam US$570 milhões em uma turnê apenas, mesmo estando no mercado há mais de 45 anos? Como a Beatlemania afeta pessoas até hoje no mundo todo?
As respostas disso tudo? Orientação para o mercado, entrega de valor, satisfação total do cliente, valor percebido, construção de fidelidade, CRM, segmentação de mercado, estratégias de branding, posicionamento de marca, RP, comunicação e muito mais.
Em homenagem ao mês mundial do Rock, postaremos alguns textos sobre a relação Rock x Business.
Boa leitura!