Reflexões sobre o Livro TQC do Professor Falconi
Acabei de ler o livro TQC do Vicente Falconi. É uma boa alternativa para quem quer ter uma visão ampla sobre “Controle de Qualidade Total”. O grande mérito do livro é ser organizado, objetivo e explicar com desenvoltura os conceitos fundamentais do tema. A conexão entre a teoria e sua aplicabilidade também é um ponto positivo. Mas não podem restar dúvidas que o livro é vocacionado para discutir a dimensão operacional da empresa. Nessa área baila com graça. Quando tenta discutir a conexão entre estratégia e operação torna-se superficial e simplista (não, simples), atropelando a enorme complexidade do sistema empresarial e do ambiente que o envolve. Seria melhor se tivesse parado na esfera da execução. É de conhecimento público que o autor está mais do que qualificado para discutir a questão, mas nesse texto, não consegue fazê-lo em consonância com sua notoriedade.
Achei curiosa a forma como a TQC define seu ponto de partida no entendimento do consumidor e suas necessidades, como se essa fosse uma idéia original e não a utilização de um conceito já consolidado em marketing. Não se trata aqui de querer construir muros entre as áreas do conhecimento empresarial ou ser mesquinho intelectualmente, mas francamente me pergunto: para que rebatizar um conceito que já tem largo uso?
A frase que mais gostei do livro foi um dos princípios básicos que regem o Controle de Qualidade Total:
“Gerenciar a empresa ao longo do processo e não por resultados (quando o mau resultado ocorre, a ação é tardia. O gerenciamento deve ser preventivo).”
Esse conceito desmistifica a obsessão por olhar apenas o bottom-line e a prática de ficar exortando ao atendimento dos objetivos. É preciso verificar o que está por trás do não atingimento e agir sobre esses fatores.
A frase que menos gostei foi:
“Evidentemente a solução para agregar valor é recrutar engenheiros”.
O conhecido Projeto Iridium foi um fracasso retumbante apesar de ter muitos e excelentes engenheiros. Agregar valor não é ter um bom produto em si, mas um produto em sintonia com as necessidades do consumidor. Sendo assim, o trabalho entre engenheiros e profissionais que entendem de gente é que agrega valor de verdade.
Treinamentos da Ynner ligados ao tema: