Os Bons Respondem. Os Excelentes Perguntam.
Em nossos treinamentos na Ynner, tenho dito com grande frequência que uma das competências mais importantes para o sucesso de um executivo é a capacidade de fazer perguntas. Olhando minha carreira como executivo fica nítido que as melhores pessoas para as quais trabalhei não eram aquelas que sabiam as respostas, mas aquelas que sabiam as perguntas a fazer em cada situação. Perguntas são ferramentas importantes para gestão, antes de tudo porque é através delas que descobrimos coisas. Uma boa pergunta é o primeiro passo para que o seu interlocutor entenda a informação que você precisa para tirar uma conclusão, tomar uma decisão ou direcionar uma situação. Mas não é só isso. Esse é o tipo de pergunta cabível quando “a resposta é o mais importante”. Existem pelo menos outras duas situações: quando “a pergunta é o mais importante” e quando “o processo de perguntar é o mais importante”.
Existem situações em que você não pergunta em busca de uma solução, mas para usar seu questionamento como instrumento de provocação intelectual dirigida ao seu interlocutor. É quando a própria pergunta tem mais importância que a resposta e sua precisão. Confrontado com uma pergunta do líder, por exemplo, o liderado descobre caminhos em sua própria mente que não descobriria sozinho.
Em outras circunstâncias o processo de perguntar ajuda o questionador a organizar seu raciocínio e conduzir uma conversa de forma mais interativa e esclarecedora.
Além do que já foi dito, a pergunta tem uma característica intrínseca que faz dela um instrumento inigualável de comunicação. É muito difícil discordar de uma pergunta. As pessoas podem resistir à afirmações, colocando seus pontos de vista em contraposição a alguma declaração, mas quando o que vem do outro lado é uma pergunta, elas tendem à não entender o que foi dito como uma possível afronta ao seu ponto de vista. Por isso, se abrem muito mais ao processo de discussão de forma franca e acolhedora. O que costuma resultar em acordos mais positivos e mutuamente benéficos.
Se esse tema te interessou, vale a pena conhecer o treinamento sobre Comunicação da Ynner.