A Melhor do Valor Econômico de 27 de maio de 2013
A noticia mais interessante do jornal Valor Econômico de hoje é:
Cerveja de Mandioca Impulsiona SABMiller na África.
Essa notícia mostra como a Miller está mudando sua estratégia na África de forma a se adequar as características da região. Ao substituir a maior parte do malte de cevada por mandioca a empresa consegue aproveitar uma matéria prima abundante no continente e com isso obter um preço compatível com a renda local. É verdade que o produto não tem exatamente as mesmas características, mas se considerarmos que a referência que os consumidores têm são as cervejas caseiras, das quais eles estão migrando, a qualidade é mais do que suficiente.
Por que é uma notícia interessante? Porque é um exemplo claro de um processo de redescoberta de estratégias locais, em curso nas empresas multinacionais. Durante as últimas duas décadas as organizações de perfil global valorizaram a homogeneização das ofertas em nome da escala e de uma tendência de convergência de hábitos em função da globalização da mídia. Há alguns anos têm praticado uma maior adaptação as condições locais como forma de ganhar mercado.