Ensinando a Gostar de Aprender
Eu estava reunido com um profissional de Treinamento & Desenvolvimento de um de nossos clientes, discutindo um projeto importante, quando ele desabafou: “Nós planejamos tudo com cuidado, selecionamos os temas mais importantes, escolhemos as melhores consultorias, operacionalizamos o treinamento, enviamos o convite … e no fim muitos dos participantes inventam uma desculpa e simplesmente não aparecem. Nós fazemos a nossa parte, mas eles também precisam fazer a deles”.
É verdade. Se o participante não se sentir protagonista no processo de aprendizagem, de nada adianta todo o esforço da equipe de treinamento. Isso é tão importante que vou dedicar meu próximo post a esse tema. Mas, nesse momento quero sugerir uma reflexão que tenho ouvido com intensidade crescente entre os especialistas da área. Treinamento & Desenvolvimento tem como desafio fundamental e primeiro conscientizar os colaboradores da empresa sobre a importância do aprendizado como ferramenta de evolução pessoal, profissional e organizacional. Em outras palavras, se as pessoas da empresa não valorizam um treinamento, a área de T&D precisa vender essa ideia. Fazer com que acreditem. Ouvi de um palestrante no último Congresso Americano de Treinamento & Desenvolvimento em Dallas, que o papel dos profissionais dessa área não é entregar treinamentos, mas promover o desenvolvimento, lançando mão de todos os artifícios possíveis para que isso aconteça.”
Gosto de pensar que nosso papel é transformar nossa organização em uma comunidade de aprendizado. E para isso, as pessoas precisam querer ser uma comunidade de aprendizado, o que só vai acontecer se elas entenderem quão fundamental isso é para a sobrevivência da organização em que estão e ainda mais para as suas sobrevivências como profissionais.