Mudando de Dentro para Fora
Um artigo recente da McKinsey Quarterly sobre Gestão de Mudanças começa citando uma frase de Leon Tolstoy: “Todo mundo pensa em mudar o mundo, mas ninguém pensa em mudar a si mesmo”. A reflexão do genial escritor Russo, aponta para uma falha que a maioria dos líderes comete ao tentar mudar qualquer coisa dentro das organizações: ignorar que o ponto de partida para qualquer alteração no ambiente organizacional é o comportamento individual, que por sua vez está lastreado inicialmente pelo perfil e depois pelo estado mental. Por isso, Nate Boaz (McKinsey) e Erica Fox (Harvard) sugerem a partir de seus estudos que todos os colaboradores da empresa tenham a oportunidade de conhecer os seus perfis comportamentais. Os autores indicam uma metodologia que chamam de Big Four, que no fundo é uma adaptação dos Tipos Comportamentais de Jung – como são a esmagadora maioria das ferramentas de assessment disponíveis no mercado. A ideia é que ao conhecer os mecanismos básicos de funcionamento do seu cérebro, um indivíduo ganha lucidez para entender seu estado mental, e com base nesses dois ingredientes desenvolvem maturidade para externar as mudanças requeridas pela corporação.