O Líder tem que Falar Mil Vezes a Mesma Coisa
Em sua entrevista para a revista Fast Company, a atual presidente da Universidade de Harvard traduziu em palavras uma sensação que eu tinha a muito tempo: a de que faz parte do papel do líder dizer muitas vezes a mesma coisa, de forma insistente, até que seus liderados entendam. Drew Faust disse que no começo se assustou, mas depois entendeu que é assim que as coisas funcionam. Concordo. Essa é a natureza humana. Para um insight ser absorvido ele precisa ser repetido insistentemente como um mantra, para não ser filtrado pelo que os psicólogos chamam de retenção seletiva, um mecanismo mental que descarta informações que parecem irrelevantes.
Essa mesma entrevista alimentou um acalorado debate sobre o tema em um treinamento que ministramos para a alta liderança de uma multinacional europeia recentemente. No início os diretores e gerentes hesitaram em acreditar que pessoas inteligentes precisariam dessa insistência, mas com o andar da discussão foram digerindo a questão à luz das suas experiências e ao final a maioria absorveu a ideia, validando a tese da presidente de Harvard com base em suas experiências profissionais. E você como vê a questão?