Intrapreendedor Enxuto
Um dos papéis mais importantes que um executivo deve representar é o de “Intrapreendedor”, ou empreendedor intracorporativo; aquele que procura quebrar as regras estabelecidas nas organizações e reescrevê-las em consonância com as novas demandas do mercado em que atua. Quando faz isso, age como se estivesse em uma startup, e oxigena a organização para que não envelheça antes da hora. Sendo assim, aprender a pensar como um empreendedor que está começando um novo negócio é desenvolver uma competência muito cara às organizações contemporâneas. Nesse sentido, vale a pena conhecer os princípios que o professor Steve Blank, pai do conceito de Lean Startup, propaga. O cerne do seu pensamento está baseado na premissa de que quando imagina algo inovador, o empreendedor estabelece hipóteses sobre sua utilidade para seu cliente – e aqui podemos pensar em clientes externos ou internos. Ele sugere que ao invés de acreditar cegamente nessas hipóteses, um empreendedor precisa apresentá-las o quanto antes para seus clientes e discutindo com ele aprender sobre o que realmente é útil e o que não agrega valor. Além disso, ele prega que uma inovação deve ser colocada em prática quando for minimamente viável e ser aperfeiçoada em uso; e não lançada apenas quando for perfeita. Vale a pena conferir o artigo “Empreendedorismo em 10 Semanas” da HSM Management 106, ou ler seu livro “Start Up, Manual do Empreendedor”. Outra alternativa é dar uma olhada no livro de seu melhor aluno – Eric Ries – que propagou o conceito através do best-seller “A Startup Enxuta”.