Aptidão se Aprende?
Uma pessoa é excelente exercendo uma atividade quando tem um conjunto de qualidades compatíveis com as exigências de tal atividade. Essas qualidades podem ser de três tipos: as habilidades, os conhecimentos e as aptidões – que algumas pessoas chamam de atitudes, com o que eu discordo diametralmente e explico em outro post para não perder o foco desse.
Uma habilidade nasce do domínio de um processo específico e pode ser ensinado explicando-se esse processo. Para melhorar aqui, a ferramenta é o treino.
Um conhecimento está ligado ao domínio de modelos e conceitos, e pode ser melhorado através do estudo.
Uma aptidão é uma inclinação natural para ser ou fazer algo de forma desenvolta. Um talento. Uma vocação. E a pergunta é: é possível desenvolver aptidões ou as assinaturas comportamentais de cada um são fixas e imutáveis?
Alguns estudos mostram que o cérebro tem sim, certa plasticidade e pode se desenvolver para fazer evoluir algumas aptidões. Entretanto, o esforço e o tempo que se deve dedicar para conseguir pequenas evoluções nesse sentido são tão grandes que dentro da perspectiva empresarial, faz mais sentido dizer que não é possível criar aptidões inexistentes. Repito: dentro da esfera e dos limites de tempo de uma organização. A história pode ser diferente quando o palco desse debate é a vida e sua extensão – o que pode ficar para outro artigo.
Uma interpretação apressada dessa conclusão é que então, alguém nasce ou não com vocação para uma tarefa específica e que portanto cada um está destinado a fazer algumas coisas com as quais tem afinidade natural. Não necessariamente. É fundamental entender que uma mesma atividade pode ser desempenhada de muitas formas diferentes e que a performance em uma dada tarefa está ligada à capacidade de gerenciar o seu conjunto de talentos específicos para que trabalhem em harmonia com seus objetivos.
É por isso que existem, por exemplo, vendedores bem sucedidos e totalmente diferentes. Um, aprende usar a timidez (que lhe é uma característica natural e inerente) como forma de construir empatia e conseguir conquistar a confiança do cliente. O outro, lança mão da sua agressividade para mostrar convicção e transmitir confiança para seus compradores. Outro ainda, lastreia sua argumentação em um profundo interesse em aprender coisas novas. Timidez, agressividade e interesse em aprender o novo são aptidões e cada uma pode ser utilizada à sua maneira para chegar ao mesmo objetivo: a venda.
Nesse sentido, o que um treinamento ou, de forma mais personalizada, um coach pode fazer é ajudar as pessoas a identificarem suas aptidões para que possam em seguida articulá-las em prol das atividades que pretendem realizar e dos objetivos que pretendem atingir. Vale lembrar que para chegar à excelência nessa empreitada é preciso ainda dois outros ingredientes: desenvolver as habilidades e conhecimentos que complementam as aptidões necessárias para o que se almeja.