RH na Pauta do Dia
A capa da última edição da revista HSM, fala sobre a necessidade de mudança dos departamentos de RH para que eles possam contribuir efetivamente com as organizações para as quais trabalham. Em julho a Harvard Business Review é mais enfática e destaca a reportagem que propõe explodir o RH para construir algo novo. O famoso consultor Ram Charan sugeriu o fim do RH em artigo polêmico há alguns meses. Uma das edições recentes da Você RH pergunta: “O RH tem futuro?”. Não é coincidência. A área de RH está realmente na pauta do dia dentro do universo corporativo.
Minha experiência diz que pensar em acabar com ela ou desestruturá-la totalmente não faz sentido. Essa visão bombástica parece ser, principalmente, fruto da ansiedade que os executivos de linha carregam em função do ambiente excessivamente competitivo a que estão expostos. Alguém deve continuar pensando e trabalhando a empresa como um sistema psicossocial e na minha opinião é o RH que tem o expertise para tal.
Por outro lado as áreas de RH precisam, assim como todas as outras áreas da organização, buscar evoluir. E nesse momento, tal evolução passa por responder aos dois principais questionamentos que emergem desses (e outros) textos e das indagações que os executivos de nossos clientes nos fazem:
(1) O RH entende realmente a estratégia da empresa e seu modelo de negócios?
(2) Os profissionais dessa área conseguem traduzir essa compreensão em ações efetivas que garantam a formação de uma equipe excelente para essa estratégia e esse modelo de negócio?
Me parece que as áreas de RH que conseguirem responder positivamente às duas perguntas se consolidarão como grandes parceiras das áreas de negócios da empresa e colherão frutos saborosos no curto e longo prazo, para si e para as organizações em que estão inseridas.