Para Que Treinamento?
A primeira pergunta que muitas empresas fazem quando estão estruturando um plano de Treinamento & Desenvolvimento é: que treinamentos precisamos disponibilizar para nossa equipe esse ano? As vezes a resposta passa por pesquisas com os colaboradores na esperança de que os próprios usuários se encarreguem de responder que tipo de conhecimento lhes será útil. É louvável que a empresa queira saber a opinião das pessoas que compõem seu time, mas não nesse momento. Outras vezes as empresas acionam fornecedores especialistas na área para lhes sugerir treinamentos. Excelente a ideia de perguntar para quem entende do assunto o que há de novo e interessante, mas não nesse momento.
No momento de definir o que deve ser oferecido para sua equipe na área de treinamento, uma empresa deve se perguntar qual o conjunto de competências necessárias para que a empresa tenha êxito. Por sua vez esse conjunto de competências deve ter como inspiração a estratégia da empresa. Afinal, tudo que se faz em uma empresa deve ter o propósito de colaborar com a implementação de seus planos, para que ela possa, por fim, atingir seus objetivos. Assim sendo, a primeira pergunta deve ser: quais as nossas principais estratégias, além dos processos e projetos decorrentes? Com base na resposta obtida, a próxima pergunta é: quais competências os profissionais de toda a empresa devem ter para aumentar a chance de que as estratégias sejam executadas com êxito? Depois, essa pergunta deve ser refinada: quais as competências específicas de cada área para que as diretrizes setoriais também possam ser encaminhadas a contento? Ou seja, o que um profissional de marketing da nossa empresa deve ser, saber e saber fazer? O mesmo para finanças, RH, e assim por diante. Com essas respostas em mãos, uma próxima questão deve ser levantada: quais competências devem ser desenvolvidas via treinamento presencial, EAD, coaching, mentoring ou outras ferramentas específicas? Aí sim é chagada a hora de definir os temas específicos dos treinamentos. Os funcionários e fornecedores citados no início desse texto podem (e até devem) ser envolvidos em todo o processo para dar opiniões e trazer insights, mas a responsabilidade pelo andamento da questão é da área de Treinamento & Desenvolvimento, que realmente tem as competências para fazê-lo.
E em sua empresa: o plano de T&D é um desdobramento da estratégia?
Se você se interessou pelo tema, talvez valha a pena conhecer a metodologia Ynner que ajuda as empresas a estabelecerem a conexão entre os seus negócios e as competências que suas equipes devem desenvolver.