Por que o Treinamento de Liderança é Importante para o Sucesso da Empresa?
“Eu prefiro trabalhar para um chefe bom em uma empresa ruim, do que trabalhar para um chefe ruim, em uma empresa boa”. Essa é a declaração de um participante de nossos treinamentos de liderança e que deixa claro o impacto do líder no nível de comprometimento de um colaborador.
Há comentários que reforçam essa tese, e eles podem ser ouvidos nos corredores das organizações e em entrevistas realizadas para estudos. Por exemplo, a pesquisa conduzida pela BambooHR que constatou que 44% das pessoas apontam o “chefe tóxico” como o principal motivo para pedir demissão.
Por isso, decidimos mostrar neste conteúdo, o porque e quando é importante, investir em treinamento de liderança. Confira!
Qual a diferença de liderança multiplicadora e diminuidora?
O chefe que faz com que o seu colaborador opere abaixo de seu potencial, possui um nome categórico. A consultora e ex-executiva da Oracle, Liz Wiseman. em seu livro “Multiplicadores”, chama esse tipo de chefe de “diminuidor”.
Em contraposição, a liderança multiplicadora é a capacidade do líder fazer com que seus colaboradores sejam capazes de realizar tarefas usando todo o seu potencial; ultrapassando suas limitações.
Segundo os estudos de Wiseman, uma pessoa sob uma Liderança Multiplicadora entrega entre 70% e 100% do seu potencial, enquanto aquele sob uma Liderança Diminuidora realiza apenas entre 20% e 50%.
Quando as amostras são confrontadas nos detalhes, a conclusão é que a Liderança Multiplicadora faz com que as pessoas realizem o dobro do potencial em comparação com a Liderança Diminuidora.
Isso está em linha com a análise da Great Place to Work, que envolveu 53 países e mostra que há um contingente significativo de funcionários que pedem demissão para trocar de chefe. A empresa pode oferecer excelentes salários, oportunidades de crescimento e uma série de benefícios, mas se tiver gestores tóxicos, vai acabar perdendo muitos profissionais de alto potencial.
Então a resposta para a pergunta “Por que o treinamento de liderança é importante para o sucesso da empresa?” tem uma resposta bastante objetiva: porque uma organização que consegue formar um time de líderes excelentes, tem maior probabilidade de aumentar significativamente os seus resultados.
O que é ensinado em um treinamento de liderança?
Mas você sabe o que é tratado em um treinamento desse tipo? Em primeiro lugar, os participantes do treinamento devem entender qual a essência da liderança.
E para analisar tal essência, é necessário observar as diferentes definições de liderança existentes. Quando fazemos isso, encontramos dois conceitos presentes na grande maioria delas: pessoas e resultados.
Cada autor explica o que é liderança de uma maneira, mas essas duas ideias estão sempre presentes. Então, dito de forma simples e objetiva: Liderança é a capacidade de gerar resultados, por meio das pessoas.
Mas como se faz isso? Se o líder gera resultados por meio das pessoas, a próxima pergunta é: o que leva uma pessoa a gerar resultados? Se recorrermos ao pai do social-cognitivismo, Albert Bandura, veremos que na raiz de qualquer comportamento estão duas dimensões: o querer e o poder.
Então, na prática, um treinamento de liderança deve ensinar o líder quais são os seus comportamentos que levam um membro do seu time a “querer” fazer a coisa certa e “poder” fazer a coisa certa. Usando o jargão corporativo, um treinamento de liderança deve, principalmente, discutir como um líder gera comprometimento e desenvolve competências.
Como o líder pode ampliar sua atuação?
Um verdadeiro líder entende que não basta ter uma equipe formada por pessoas competentes e motivadas. Ele precisa garantir que elas estejam trabalhando da forma mais eficaz possível, para que sejam realmente produtivas.
Isso requer que o líder amplie sua atuação e abrace a responsabilidade de estabelecer metas e métodos de trabalho, agindo, essencialmente, como um gestor. A forma como faz isso depende do nível de maturidade do liderado.
Se o liderado for alguém mais maduro o líder dá mais liberdade para ele definir as próprias metas e principalmente os métodos de trabalho — o como fazer as coisas. Já os menos maduros profissionalmente são acompanhados mais de perto e orientados de forma mais diretiva.
O próximo desafio é ampliar ainda mais o escopo de sua atuação como líder, incorporando a responsabilidade de fazer que as pessoas competentes, motivadas e produtivas trabalhem em equipe, tendo em mente os objetivos de suas áreas e da organização como um todo. Nesse sentido, podemos dizer que ele está agindo como um estrategista, abraçando a perspectiva sistêmica da organização.
Por fim, alguém numa posição de liderança precisa ser um agente de mudanças, inovando continuamente e estimulando sua equipe a fazer o mesmo. É alguém que cria e implementa novas formas de chegar aos resultados; comportando-se como um empreendedor intra corporativo, ou um intrapreendedor.
Resumindo, podemos dizer que ele precisa agir em quatro dimensões.
- Líder: garantindo que as pessoas estejam motivadas e sejam competentes;
- Gestor: garantindo a produtividade através de metas e métodos de trabalho eficientes;
- Estrategista: cuidando para que todos trabalhem em uníssono e entendendo o rumo para onde ir;
- Intrapreendedor: criando e implementando mudanças.
A partir disso, o profissional terá um escopo de atuação consistente com a carreira gerencial bem sucedida.
Quem Treinar? Quando Começar?
É muito comum que a empresa comece a desenvolver um líder, depois que ele já assumiu uma posição de liderança. Mas, o preço disso pode ser alto.
Desde a perda de colaboradores insatisfeitos com gestores despreparados até a incapacidade de atingir resultados importantes para a empresa. Por isso, o processo de preparação de um líder deve acontecer o quanto antes.
Assim que a empresa perceber que uma pessoa tem potencial para exercer posições de liderança, ela deve começar a ser desenvolvida para tal. Quando isso é feito, a transição para as posições gerenciais acontece naturalmente e todos ganham.
Portanto, com o treinamento de liderança, a empresa pode atingir seus resultados, o líder caminha no sentido de uma carreira promissora, e o liderado se torna cada vez mais competente, motivado e produtivo. Consequentemente satisfeito e preparado para ajudar a empresa, promovendo um ciclo virtuoso que se alimenta continuamente.
E você? O que pensa sobre treinamentos de liderança? Deixe sua opinião nos comentários.
E se quiser saber como a Ynner pode ajudar os líderes da sua empresa a performar melhor, fale com um de nossos consultores!