A Anatomia das Equipes de Alta Performance
Todo líder diz que trabalha para construir equipes de alta performance. Mas se você perguntar quais as características de uma, talvez a maioria deles não saiba explicitar com clareza. É claro que estamos falando de um conjunto de pessoas que gera os resultados esperados e com frequência os supera. Mas quais são os traços de um time que faz isso? Em que direções um líder deve investir o tempo da equipe para que isso aconteça?
Acompanhe esse artigo e você vai saber.
A Busca das Equipes de Alta Performance com Base em Fatos e Dados
A Gallup vem estudando alta performance há pelo menos quatro décadas e constatou em suas investigações que uma equipe de alta performance apresenta cinco grandes sinais que levam a excelência. São eles:
- Conflitos não destróem equipes de alta performance porque equipes de alta performance focam no resultado.
- Equipes de alta performance priorizam o que é melhor para a organização e seguem em frente.
- Membros das equipes de alta performance são tão comprometidos com suas vidas pessoais quanto com seus trabalhos.
- Equipes de alta performance abraçam a diversidade.
- Equipes de alta performance são imãs para o talento.
Vamos entender melhor cada um desses pontos?
Conflitos não destróem equipes de alta performance porque equipes de alta performance focam no resultado.
Grandes times não são aqueles onde não há discordância. Muito pelo contrário. Nesses ambientes acontecem muitas discussões. E muitas vezes com muita intensidade – mas com respeito. O que diferencia esses times dos disfuncionais é que os debates não os fragmenta, mas de outra forma, fortalece os laços que os unem. Porque todos discutem não para ver suas ideias vencerem, mas porque acreditam que elas levam aos melhores resultados. E todos estão em busca da verdade. Daquilo que será melhor para o atingimento e superação dos objetivos estabelecidos.
Equipes de alta performance priorizam o que é melhor para a organização e seguem em frente.
Aqui a visão sistêmica dá o tom. Os egos ficam em segundo plano e os interesses do próprio grupo estão subordinados a um interesse maior que é a sobrevivência e a prosperidade da organização como um todo. E uma vez que uma decisão é tomada, todos a assumem como verdade absoluta; e mesmo uma pessoa que no início tinha uma opinião diferente passa a defender e trabalhar pela ideia como se fosse sua.
Membros das equipes de alta performance são tão comprometidos com suas vidas pessoais quanto com seus trabalhos.
Esses times vivem uma contradição: trabalham duro e por muitas horas e ainda sim valorizam e têm grande satisfação com suas vidas pessoais. A questão é que os membros de uma grande equipe ganham energia no trabalho, pois o próprio time é fonte de apoio e crescimento profissional e pessoal. Assim quando não estão na empresa, conseguem se dedicar plenamente e com grande entusiasmo às suas famílias e outras atividades de interesse. E nessa esfera pessoal também se reabastecem para poder trabalhar de forma totalmente engajada juntos com suas equipes.
Equipes de alta performance abraçam a diversidade.
Organizações onde todas as pessoas se parecem e têm origens educacionais e profissionais semelhantes acabam criando pontos cegos que dificultam o desenvolvimento de uma visão ampla e a percepção de oportunidades sutis. Por isso, as organização de mais alta performance são aquelas em que raças, gêneros, idades, origens culturais e estilos pessoais se complementam ao invés de se sobreporem. Nesses ambientes, as pessoas são compreendidas e valorizadas pelos seus talentos e pontos fortes, não por suas características físicas.
Equipes de alta performance são imãs para o talento.
Esse último tópico é praticamente uma consequência dos quatro anteriores. Quando outras pessoas da organização, ou mesmo de fora dela, veem a energia que envolve uma equipe de alta performance têm o desejo imediato de fazer parte. E isso leva a um ciclo virtuoso de prosperidade, em que pessoas competentes e com os mesmos valores dos membros do time em questão são atraídos para dentro dele, perpetuando a qualidade do ambiente e a performance que acaba por inspirar cada vez mais indivíduos.
Indo Além da Equipe
Estimular o desenvolvimento dessas características nos times é um bom ponto de partida para chegar na alta performance, mas para que um time sustente seu crescimento, o líder precisa trabalhar os talentos de cada indivíduo especificamente de forma que essa pessoa conheça cada vez mais, valorize e saiba usar o que tem de melhor, construindo pontos fortes que são importantes para que o time chegue aonde quer e ajude a levar a organização à qual pertence aonde precisa.
Essa necessidade de coesão não significa que se deva abrir mão de indivíduos brilhantes, mas que esses devem colocar suas energias a serviço dos objetivos coletivos, o que acaba fazendo com que eles tenham suas importâncias reconhecidas e valorizadas pelos colegas que os incorporam de forma ainda mais aberta e acolhedora.
Resumindo
Os estudos da Gallup apontam cinco grandes características de uma equipe de alta performance. É papel do líder desenvolvê-las ao mesmo tempo em que cultiva os talentos individuais do time, promovendo a excelência tanto no nível da organização quanto dos grupos e pessoas.
Quer receber mais conteúdos como esse? Assine nossa Newsletter.