Conheça o livro ‘Teach With Your Strengths’ ou ‘Ensine com Seus Pontos Fortes’
Sabe o que os grandes professores têm em comum? Como usar seus talentos e pontos fortes no ensino?
Saiba neste resumo do livro ‘Teach With Your Strengths’.
Boa leitura!
Introdução
Todos os grandes professores têm algo em comum. Eles usam seus talentos no ensino até o limite, estejam conscientes disso ou não. E isso é muito importante, pois em um estudo da Gallup com a Phi Delta Kappa de 2002 73% das pessoas disseram que o maior problema da educação é a falta de bons professores.
Capítulo 1: O Comportamento Heterodoxo dos Grandes Professores
Estudos mostram que o talento inato é um importante fator que diferencia os grandes professores. Essas habilidades naturais que requerem cultivo e trabalho duro para virar excelência. Apenas esses últimos geram resultados aceitáveis, mas não grandeza. Esses profissionais não acreditam em tudo que lhe dizem. Eles duvidam, particularmente, de algumas verdades estabelecidas. São elas:
- Alguns alunos são inerentemente preguiçosos, rebeldes ou difíceis: os melhores acreditam que todos podem ser engajados.
- Qualquer um pode ensinar: os melhores sabem que algumas competências não podem ser aprendidas com excelência.
- Quanto mais estudo e experiência, melhor o professor: estudo de Dan Goldharber, Ph.D. mostra que juntos experiência e estudo são responsáveis por apenas 3% dessa contribuição.
- Mantenha a distância profissional: os melhores sabem que um fator fundamental para um excelente aprendizado é o relacionamento entre professor e aluno. Que está baseado no respeito mútuo.
- Estabeleça altas expectativas: os melhores estabelecem as expectativas certas, pois muita expectativa pode gerar frustração e baixa gerar desinteresse.
- Elogios públicos deixam os estudantes arrogantes e repreensão os mantém na linha: os melhores sabem o poder dos elogios.
- Um currículo, método ou teoria mágico vai funcionar com todos: os melhores sabem que cada um aprende de forma diferente.
- Professores precisam amar seus alunos o tempo todo: os melhores amam fazer parte do desenvolvimento de uma pessoa, mas não demonstram amor a todo minuto.
E três coisas heterodoxa que os melhores fazem são:
- Criam estruturas flexíveis onde a abordagem muda de acordo com o momento, tema e aluno.
- Compartilham o controle, fazendo o aluno responsável pelo próprio aprendizado.
- Expressam emoções mostrando-se humanos.
Capítulo 2: Por Que Você é Quem Você é.
Pesquisas mostram que as pessoas acreditam que professores da alta performance devem ser recompensados. Por isso é importante que haja métodos para identificar os melhores, como aquele desenvolvido pelo Tennessee, que aplicado ao longo do tempo, deixou claro que o fator individual mais importante nos ganhos acadêmicos de um aluno é o professor. E os estudos da Gallup, mostram que os melhores professores exploram seus talentos no ensino – ou seja, usam seus padrões naturais de sentimento, pensamento e comportamento para ensinar. Isso, confronta um mito americano de que uma pessoa pode ser o que quiser desde que se esforce o suficiente. Esses padrões são os talentos, que se adicionados de técnicas e conhecimentos através do esforço, se transformam em Pontos Fortes: a capacidade de entregar resultados quase perfeitos consistentemente. E quanto às fraquezas, elas devem ser reconhecidas e administradas, mas nunca se transformarão em pontos fortes.
Capítulo 3: Descobrindo Seus Temas Dominantes.
É possível inferir seus talentos através de observação profunda e demorada, buscando pistas tais como: desejo de fazer algo, aprendizado rápido, satisfação ao fazer e flow. Mas existe uma forma mais rápida e segura: o assessment CliftonStrengths, metodologia desenvolvida pela Gallup com base em décadas de estudos de profissionais excelentes.
Capítulo 4: Colocando seus Talentos para Trabalhar.
Descobrir seus talentos é o primeiro passo na jornada de desenvolvimento da arte de usar seus pontos fortes no ensino. E a melhor forma de descobri-lo é através do assessment CliftonStrengths. Quando você faz o assessment você descobre em que ordem estão seus 34 talentos, que são, aqui em ordem alfabética: Adaptabilidade, Analítico, Ativação, Autoafirmação, Carisma, Comando, Competição, Comunicação, Conexão, Contexto, Crença, Desenvolvimento, Disciplina, Empatia, Estratégico, Estudioso, Excelência, Foco, Futurista, Harmonia, Ideativo, Imparcialidade, Inclusão, Individualização, Input, Intelecção, Organização, Positivo, Prudência, Realização, Relacionamento, Responsabilidade, Restauração e Significância.
Capítulo 5 : Aonde Você vai Daqui.
O primeiro passo na jornada é descobrir os seus talentos. Mas essa jornada só termina quando você se apropria e aplica seus talentos e os transforma em pontos fortes, em benefício da sua missão e dos seus alunos. E para que a caminhada seja profícua não se esqueça de algumas ideias-chave:
- Não se concentre em apenas um talento dominante. Lance a mão de cada um e entenda como eles interagem entre si para fazer de você um ser humano único.
- Faça parcerias com seus talentos. Quando você junta seus talentos com os de outras pessoas, as possibilidades se multiplicam muitas vezes.
- Não perca tempo tentando consertar seus talentos menores ou ausentes. Foque naquilo que você tem de melhor.
E não perca de vista as sugestões de quem já usou essa abordagem em sua instituição de ensino:
- Escreva sua missão pessoal.
- Considere ter um mentor ou coach de pontos fortes.
- Reveja e analise seus sucessos, suas parceiras e times e entenda como alavanca-los através dos seus talentos.
- Identifique pessoas importantes para seu desenvolvimento e realização e trabalhe combinando os talentos.
- Quando estiver preparando a sua agenda, considere seus talentos e valorize-os.
- Quando estiver diante de um desafio, pense como seus talentos podem ajudá-la.
- Considere como seus talentos podem lhe ajudar a atingir seus objetivos anuais.
- Faça com que as pessoas conheçam seus talentos e a ideia dos talentos na sua escola.
- Comece cada reunião focando nos pontos fortes.
- Pense nos talentos de seus alunos e como eles influenciam a forma como aprendem.
____________________________________________________________________________________
E se você gostou deste resumo, pode gostar de outros que temos em nosso blog. Indicamos especialmente esta leitura: Emoções Positivas – Resumo do Livro: ‘Seu Balde Está Cheio?’