Seu Melhor Dia no Trabalho (e como ter mais coisas parecidas)
______________________________________________________________________________________________________
Destaques:
Experiências emocionalmente ricas indicam seus pontos fortes.
Sua jornada de autodescoberta (e sucesso) leva tempo, esforço e foco.
CliftonStrengths explica seus talentos naturais e caminhos para o crescimento.
______________________________________________________________________________________________________
Pense em um ótimo dia que você teve recentemente no trabalho.
Talvez você tenha fechado uma grande venda, colocando-o na fila para ser o representante mais vendido do ano, ou talvez você tenha iniciado um projeto importante com seu melhor amigo no trabalho. Pode ter sido verificar todas as tarefas de sua extensa lista de tarefas antes do meio-dia ou levar duas horas para ler um livro de um especialista em sua área.
Para ter mais dias assim, você tem que se perguntar por que foi ótimo.
Mas antes de ir mais longe, você deve saber que está vendo aquele dia através de uma lente neurológica estreita.
O cérebro humano limita nossa perspectiva para que não sejamos sobrecarregados com informações – e 90% das informações que processamos são visuais de qualquer maneira. Além disso, a maioria de nós não é muito boa em autoavaliação.
Somos muito bons em saber e lembrar o “o quê” de um grande dia: a venda e o aumento do status, o projeto e o amigo, a rápida varredura da lista de tarefas pendentes.
Mas o “porquê” de um grande dia é mais difícil de discernir.
O segredo para entendê-lo vem da pesquisa da Gallup sobre a natureza humana: sempre que você tem um ótimo dia de trabalho, está usando seus pontos fortes ao máximo. Então, quando você aprender a ver seus melhores dias através das lentes dos pontos fortes, poderá ter dias consideravelmente mais ótimos.
Qual é o ‘por que’ por trás do seu ‘quê’?
Para começar, você precisa conhecer seus pontos fortes. A avaliação CliftonStrengths da Gallup identifica nossos padrões naturais de pensamento, sentimento e comportamento, categorizados em 34 grandes temas de talentos que explicam nossas motivações. Esses temas se enquadram em quatro domínios gerais: construção de relacionamento, pensamento estratégico, execução e influência.
A maioria das pessoas geralmente tem temas em vários domínios, embora um domínio seja geralmente dominante.
E quando você está operando dentro de seus principais pontos fortes e domínio – como faria ao fechar uma venda e subir no ranking, realizando coisas importantes com um melhor amigo, limpando sua lista de tarefas com horas de sobra ou mergulhando de cabeça em um livro fascinante – tudo é mais fácil, mais divertido e muito mais gratificante emocionalmente.
Esse sentimento é o “porquê” de todo grande dia. É mais fácil lembrar o “o quê”, mas o “porquê” é mais importante – depois de saber por que seu dia foi ótimo, você pode replicá-lo.
Você pode procurar deliberadamente por mais oportunidades de usar seus pontos fortes no trabalho. Quanto mais você faz, mais ótimos dias de trabalho você terá.
Você será mais feliz e mais saudável – ainda mais esperançoso – também: o estudo de 20 anos da pesquisadora da Harvard School of Public Health Laura Kubzansky descobriu que “vitalidade emocional – um sentimento de entusiasmo, de esperança, de envolvimento na vida … aparece para reduzir o risco de doença cardíaca coronária. ”
A Gallup também descobriu que as pessoas que relatam usar “muito” seus pontos fortes durante o dia dizem que têm mais energia e se sentem mais descansadas, e são três vezes mais propensas a relatar ter uma excelente qualidade de vida.
E os funcionários que afirmam ter a oportunidade de fazer o que fazem de melhor todos os dias têm 57% menos probabilidade de sofrer de exaustão com frequência.
Então, para ter mais dias melhores, você deve entender seus pontos fortes e como usá-los no trabalho todos os dias.
Mas lembre-se, há um obstáculo: seu cérebro.
Como obter mais do seu ‘porquê’ no seu dia
Seu cérebro é uma coisa de infinitas maravilhas, magnífico e enormemente complexo. Mas é o último lugar que você deseja consultar para uma autoavaliação. Nossas limitações neurológicas inatas significam que todos nós precisamos de ajuda para descobrir o “porquê” de um dia melhor.
A avaliação CliftonStrengths dá início a esse processo – mostra com o que você está trabalhando – e os especialistas da Gallup publicaram uma vasta biblioteca de conselhos específicos para pontos fortes para fornecer a você uma compreensão profunda de seus temas e de como eles funcionam.
Sempre que você tem um ótimo dia de trabalho, está usando seus pontos fortes ao máximo. Então, quando você aprender a ver seus melhores dias através das lentes dos pontos fortes, poderá ter dias consideravelmente mais incríveis.
Trabalhar o seu “porquê” com um terceiro – um coach de pontos fortes (sua empresa pode até ter alguns coaches internos) – pode esclarecê-lo de maneiras surpreendentemente detalhadas.
Por exemplo, se seu grande dia envolveu um projeto importante com seu melhor amigo no trabalho, isso ressoou porque era um projeto importante com seu melhor amigo. Se o seu melhor dia incluiu limpar sua agenda ao meio-dia, foi memorável porque você marcou todas as tarefas de uma extensa lista com horas de sobra. Esses qualificadores – não a atividade real – são a chave para sua combinação única de pontos fortes.
A orientação ajuda. Assim como dizer aos outros o que você está fazendo – a colaboração expande sua capacidade de encontrar projetos que se alinham com seus talentos. Se você não trabalha em uma organização baseada em pontos fortes, pode se deparar com confusão ou ceticismo.
Os funcionários que afirmam usar seus pontos fortes todos os dias, mostram os dados da Gallup:
- São 8% mais produtivos.
- Têm 15% menos probabilidade de largar o emprego.
- São mais propensos a concordar totalmente que gostam do que fazem todos os dias.
- Têm seis vezes mais probabilidade de estarem engajados no trabalho.
Potencial infinito
Agora, volte e pense naquele melhor dia. O “porquê” pode não estar claro ainda, mas tudo bem.
O importante é saber que existe um “porquê”. É a ponta solta da corda que o levará de volta à fonte, seus pontos fortes.
Ao chegar lá, você descobrirá que iniciou uma jornada infinita de desenvolvimento. Isso é bom – quando você começar a entender seus pontos fortes, começará a ver como eles influenciam sua vida. Você encontrará mais maneiras de usá-los. Você verá como eles podem ser poderosos. E você começará a entender como pode ser que um cérebro com tantas limitações embutidas também tenha forças com potencial tão infinito.
E quando você se perguntar o que tornou aquele dia tão bom, você saberá exatamente por que foi – e como ter muito mais dias de trabalho como aquele.
________________________________________________________________
Se você gostou deste artigo, que tal assinar nossa Newsletter e receber os destaques de nosso conteúdo em seu email?
Para assinar, basta clicar neste link.