O Que Aconteceu com o Ambiente de Trabalho em 2021?
O State of the Global Workplace é o maior estudo global sobre tendências no ambiente de trabalho, realizado pela Gallup, em mais de 160 países. Maior expert em People Analytics e Economia Comportamental do Planeta, a Gallup realiza periodicamente esse estudo que sempre foi extremamente relevante para todos aqueles que precisam entender as tendências no ambiente de trabalho, principalmente profissionais de RH. Mas nesse momento em que a pandemia causou uma disrupção dramática no mundo empresarial, esse levantamento mundial ganha ainda mais importância.
E o melhor de tudo, o relatório está disponível, sem necessidade de investimento, no site da Gallup, no endereço no final desse breve artigo.
Para você ter certeza de que vale a pena se aprofundar um pouco mais, traduzimos o Sumário Executivo. Temos certeza que você vai querer mergulhar nesse estudo e entender os impactos que ele traz para você, sua empresa, seu país e para o mundo.
Aqui está:
O Mundo Experimentou uma Pandemia em 2020. Nem Todos nós Vivemos da Mesma Forma.
Globalmente, o engajamento dos colaboradores diminuiu em 2 pontos percentuais de 2019 para 2020, e os funcionários relataram maior preocupação, estresse, raiva e tristeza em 2020 do que no ano anterior.
Dadas as hospitalizações e mortes devido ao COVID-19, bem como bloqueios, escolas fechadas, aumento do trabalho remoto e desemprego, os resultados acima não são surpreendentes. Eles representam as frustrações e lutas de milhões de trabalhadores em todo o planeta.
No entanto, existem diferenças significativas em como os colaboradores de todas as regiões e países vivenciaram 2020. Quase metade dos funcionários nos Estados Unidos e Canadá relatou ter passado por muito estresse antes da pandemia, em 2019, e estavam ainda mais estressados em 2020, com 57 % relatando alto estresse – muito acima da média global. Mas, o envolvimento dos funcionários nos EUA e Canadá também aumentou.
Em contraste, o engajamento dos funcionários da Europa Ocidental permaneceu terrivelmente baixo, mas seu aumento em emoções negativas era nominal. Na verdade, o estresse e a raiva diminuíram na Europa Ocidental, em comparação com 2019.
À medida que os empregadores repensam seus locais de trabalho em 2021, eles têm lições a aprender com 2020. Mais importante, os líderes precisam reconhecer a influência do bem-estar e do envolvimento dos funcionários na resiliência da força de trabalho.
A saúde física, a solidão, as dificuldades financeiras e o apoio da comunidade, entre outros fatores, afetam o envolvimento, o entusiasmo e a produtividade dos trabalhadores, tanto nos momentos bons quanto nos ruins. As empresas bem-sucedidas do futuro não apenas gerarão lucros, mas também funcionários prósperos, capazes de resistir a crises.
_____________________________________________________________________________________________
Quer saber mais sobre o comportamento histórico de variáveis como engajamento, bem estar e produtividade? Quer ver os dados do Brasil? É simples: baixe o relatório clicando aqui, mergulhe nele e volte aqui para deixar suas impressões e comentários.
Se quiser falar dessa e outras tendências que impactam as pessoas que trabalham na sua empresa, entre em contato conosco. Basta enviar um email para ynner@ynner.com.br
E para receber automaticamente nossos artigos sobre desenvolvimento de competências, talentos e temas relevantes para o mundo empresarial, basta assinar nossa newsletter. Não leva mais que 15 segundos!