Quer Mudar de Emprego Porque sua Empresa não Adotou o Home Office? O Primeiro Passo é Conhecer seus Talentos
Em março de 2020, quem começou a exercer seu trabalho em casa passou a realizar o que antes era considerado privilégio de determinadas funções em algumas organizações: o home office. A pandemia acelerou e consolidou o processo de migração para o trabalho remoto, e a imposição do que já era tendência mudou o comportamento da população atuante no mercado.
Um ano e meio depois, a experiência com o home office é avaliada positivamente pela maioria dos profissionais que passaram a trabalhar de casa. Hoje, as empresas que não oferecerem a opção do trabalho remoto, pelo menos parcial, correm o risco de perder a preferência de seus funcionários, já que a maioria não deseja retornar aos escritórios em tempo integral.
Quem experimenta a flexibilidade e autonomia que o trabalho remoto proporciona aponta facilmente diversas razões para o modelo ter se tornado preferência:
- Permite que o profissional estabeleça seu ritmo de trabalho e tenha uma qualidade de vida superior;
- Proporciona proximidade da família e a diminuição de estresses cotidianos – como o deslocamento no trânsito, por exemplo – e contribui para o bem-estar e uma vida mais equilibrada já que o tempo economizado com este deslocamento pode ser aproveitado para a realização de outras atividades.
A Gallup comprovou essa satisfação ao constatar que os colcaboradores que trabalham remotamente de 60 a 80% do tempo são mais engajados do que aqueles que trabalham exclusivamente em um único local.
Porém, muitas empresas não abrirão mão de ter suas equipes in loco e, se ainda não retomaram totalmente as atividades presenciais, planejam fazê-lo em breve. Então, para os profissionais que priorizarem o modelo do home office, a alternativa será mudar. Muitos já começaram e conciliam seu atual trabalho com treinamentos e cursos de especialização, com o objetivo de realizar uma transição de carreira, ou mesmo de seguir em uma atividade que lhes dê mais flexibilidade dentro da própria área de atuação.
Diante deste desafio, identificar seus talentos, valorizá-los e aprender a usá-los aumenta significativamente as chances de êxito. O profissional com suas competências bem desenvolvidas é capaz de atingir seus objetivos de maneira mais eficiente, e a melhor maneira de fazer isso é se concentrando naquilo que realmente faz de melhor. Mas como é possível reconhecer suas competências?
Uma forma de identificar seus talentos, que são sua promessa de pontos fortes, é por meio da auto-observação.
Perceber suas reações imediatas e espontâneas diante das situações com as quais se depara, ou ainda, identificar quando sente desejo de realizar uma atividade, aprender algo rapidamente e observar a satisfação por ter feito aquilo.
Os talentos se manifestam não só por meio das grandes decisões, mas também das milhares de resoluções cotidianas.
Vale ressaltar que existem ferramentas e métodos que podem encurtar este caminho, desenhados especialmente para que os indivíduos conheçam seus pontos fortes, como o Assessment, o teste que faz parte do livro “Descubra seus Pontos Fortes 2.0”, de Donald Clifton, baseado em pesquisas realizadas pela Gallup. Trata-se de um teste para ajudar a descobrir seus talentos dominantes para te guiar nessa jornada.
Vale lembrar que nenhum trabalho é perfeito, mas fica muito mais fácil encontrar aquele que vai nos realizar quando sabemos quem somos.