Resumo do Livro “Escuta Ativa” de Joseph Sorensen
Veja no resumo do livro “Escuta Ativa” de Joseph Sorensen como construir relacionamentos de sucesso na vida profissional e pessoal e aperfeiçoar as habilidades nas áreas de escuta e fala. Suas ferramentas práticas são soluções perfeitas para melhorar os níveis de produtividade no trabalho.
Preparamos por aqui um resumo para você! E se gostar, corra para a sua livraria favorita.
Capítulo 1: Técnicas de Comunicação.
Técnicas de comunicação são formas de aplicar na prática os conceitos de comunicação. Uma dessas técnicas é a escuta ativa que permite escutar e entender verdadeiramente a mensagem transmitida. No mundo empresarial essa é uma competência muito valorizada, principalmente por parte dos líderes, uma vez que muitas pessoas decidem ficar ou não em uma empresa em função no ambiente de trabalho que é muito afetado por quanto a pessoa se sente ouvida. A competência de falar em público é uma das áreas onde as técnicas de comunicação são muito úteis. Antes de tudo para baixar a ansiedade que muitos apresentam diante de uma plateia. Algumas técnicas que ajudam nessa situação são: fazer perguntas retóricas durante a apresentação; usar uma linguagem conversacional, se concentrar no momento, tomar cuidado com ar pausas vocalizadas e ter anotações de apoio à mão. Além disso, algumas práticas cotidianas podem predispor a uma postura mais tranquila durante as apresentações: realizar atividades físicas frequentes; ouvir músicas relaxantes; praticar exercícios do tipo trava línguas; e realizar pesquisas sobre a audiência com antecedência. Boas práticas gerais de comunicação são: saber lidar tranquilamente com o silêncio; espelhar o interlocutor; ler a linguagem não verbal do outro; dar feedbacks de que você está realmente ouvindo; mostrar-se genuinamente curioso; relaxar e não ser demasiadamente perfeccionista consigo mesmo; dar mais espaço para o outro falar; ser espontâneo; enxergar o diálogo como uma oportunidade de aprender; manter o entusiasmo; escutar; usar histórias; ter um raciocínio estruturado; usar humor (com cuidado); demonstrar aprovação (que não significa concordância); manter contato visual; mostrar-se vulnerável; ter autoconsciência; usar palavras que faça o outro sentir que vocês estão do mesmo lado (como nós e nosso); ser empático; falar o nome da pessoa (com atenção para o contexto cultural); e mostrar autoridade no assunto quando cabível. Alguns dos maiores desafios da comunicação são: interlocutores ou audiências hostis, remotas e com origens culturais muito distintas.
Capítulo 2: Como Melhorar sua Técnicas de Escuta.
Escuta ativa é a capacidade de ouvir com atenção total. Algumas habilidades que permitem escutar efetivamente são: manter atenção totalmente focada em quem fala; evitar fugir do assunto que está em pauta; evitar a postura de ser o mais esperto; evitar julgamentos; entender a grande mensagem que está sendo transmitida e não os detalhes irrelevantes; procurar entender o contexto da conversa; levar em conta a origem cultural do interlocutor; estar atento às emoções; olhar em direção ao outro sem uma postura de confrontação; dar feedback constante; falar ao redor de 1/4 do tempo; encarar cada conversa como uma fonte de aprendizagem; garantir que não se tem nenhum problema fisiológico para escutar; interromper o mínimo possível; espelhar o comportamento do interlocutor; evitar outras atividades enquanto escuta; tomar notas; não querer oferecer soluções quando o outro não pede; ser paciente; respeitar as pausas; manter uma postura corporal adequada; praticar antes de comunicações importantes; estar totalmente presente; fazer perguntas; retomar a atenção sempre que se distrair; desenvolver auto-consciência; demonstrar interesse; resumir o que foi dito; usar informações de conversas passadas com a mesma pessoa; tentar visualizar aquilo que o outro está falando.
Capítulo 3: Seis Dicas para a Escuta Ativa.
São elas:
(1) Use perguntas abertas para entender melhor o que o interlocutor está querendo dizer e para demonstrar interesse nele. Sem perguntar você vai assumir coisas que talvez não sejam o que o interlocutor queria dizer. Além do que, quando você pergunta você dá oportunidade ou outro de pensar sobre suas próprias falhas sem se sentir criticado;
(2) Parafraseie, para confirmar que você entendeu da forma certa, mas ao fazer isso mantenha-se na visão geral e não nos detalhes da fala do outro;
(3) Reflita o estilo e comportamento do outro adotando uma posição facial e corporal semelhante e usando palavras compatíveis com o vocabulário do seu interlocutor;
(4) Esclareça sempre que tiver dúvidas se realmente entendeu o que o interlocutor disse, pedindo por mais informações ou detalhes;
(5) Encoraje o outro através da linguagem verbal e não verbal e mantenha uma postura de não julgamento. Nesse sentido, o sorriso associado ao contato visual é muito impactante;
(6) Responda com emoção positiva e boa energia dirigida ao outro. E tenha sempre em mente que, muitas vezes, a pessoa com quem você fala não quer soluções, mas apenas atenção; ou mais ainda, que você a ajude a encontrar a solução dela e não a sua. E mesmo que a pessoa não ache a solução na hora da conversa, se você fizer as perguntas certas, pode abrir portas na cabeça do outro, que em seguida têm o potencial de se transformar em soluções.
Capítulo 4: Melhore suas Competências de Escuta com a Escuta Ativa.
Para ser um bom ouvinte, precisamos nos treinar para não nos afastarmos em direção a outros tópicos enquanto o outro fala. Precisamos prestar atenção de forma genuína olhando para a pessoa, ignorando distrações, filtrando o que existe de mais importante no conteúdo e sintetizando aquilo que é dito. Em alguns momentos isso pode significar pedir para quem fala, desacelerar o ritmo. Outro elemento importante na escuta ativa é o uso de pistas de que você realmente está escutando. Acenar com a cabeça, concordar, sorrir, manter contato visual e inclinar o corpo em direção ao interlocutor, são algumas dessas pistas.
O bom ouvinte percebe através do volume e velocidade da fala, bem como nos sinais do corpo, o estado emocional de quem se expressa.
Fornecer feedbacks constantes, parafraseando e perguntando também é importante. Por fim é fundamental evitar interrupções enquanto o outro se comunica.
Capítulo 5: Como Fazer Alguém Lembrar de Você para Sempre.
A primeira coisa é estabelecer um ambiente fisicamente agradável em que a comunicação flua bem, sem barreiras entre os interlocutores, onde o toque físico seja possível (respeitando o estilo pessoal e as regras culturais). Outras elementos que criam um ambiente favorável são: falar o nome da pessoa, oferecer algum tipo de lembrança ou presente (não precisa ser algo de alto valor), se vestir de forma compatível com o estilo do outro, e criar algum suspense. Com o ambiente bem estabelecido algumas práticas alavancam os resultados: contato visual compatível com o código cultural e de forma não agressiva; uso de sinais não verbais (sorriso, postura corporal, aperto de mão); uso de paráfrases; criação de pontos de similaridade com o interlocutor; uso apropriado do humor; reconhecimentos sinceros da pessoa e suas realizações; atenção para as emoções expressadas pelo outro; postura confiante; generosidade e gentilezas; capacidade de se manter tranquilo nos momentos mais tensos da conversa; se manter aberto ao erro; receptividade às demonstrações de vulnerabilidades; postura aberta ao ponto de vista do outro e a oportunidades de conhecer novas pessoas e ampliar o networking.
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