Resumo do Livro “Kaizen” de Sarah Harvey
Veja a maneira japonesa de trazer mudanças positivas em sua vida!
Preparamos por aqui um resumo para você! E se gostar, corra para a sua livraria favorita.
Prefácio
Nós estamos vivendo em um tempo agitado e estressante; e uma forma de lidar melhor com isso é olhando para outras culturas, principalmente as culturas orientais, para entender como elas lidam com essa situação, baseadas em milênios de sabedoria e reflexão sobre a natureza humana. O Kaizen pode contribuir nesse sentido, nos exortando a dar um passo para trás, analisando nossos hábitos e decidindo o que podemos melhorar em nossa vida existente através de pequenos passos, o que parece ser bem mais sustentável do que a tentativa de nos impor mudanças dramáticas.
Introdução
É possível, e mais efetivo, realizar mudanças em sua vida através de pequenos passos contínuos e sucessivos. Focando em uma coisa de cada vez e praticando até conseguir os resultados desejados. Formulando seus próprios objetivos e trabalhando em direção a eles no seu próprio ritmo. Isso é o Kaizen, que foi levado para o Japão como uma filosofia gerencial pelos Estados Unidos e que lá encontrou um terreno cultural fértil para florescer. E que pode ser aplicado igualmente como instrumento para o desenvolvimento pessoal e profissional em diversas áreas da vida. E uma vez que uma mudança relevante aconteça, ela gera uma energia que acaba levando a evolução para diversas áreas da vida. A ideia central é não buscar a perfeição desde o começo, mas incorporar ganhos marginais e celebrar cada sucesso acumulando êxitos ao longo do tempo. Essa abordagem funciona pois é muito mais compatível com a natureza humana que tende a reagir intensamente a mudanças intensas e absorver com mais naturalidade, mudanças graduais, a partir da busca de uma configuração no ambiente que favoreça tais alterações comportamentais. Afinal, estudos recentes mostram que a razão pela qual algumas pessoas acham fácil controlar suas ações e resistir as tentações não é força de vontade, mas a capacidade de encontrar formas de fazer os novos hábitos se estabelecerem, automatizando comportamentos desejados.
Como Começar
O primeiro passo na jornada do Kaizen é definir um problema que você queira resolver. Uma boa forma de fazer isso é fazendo um balanço das diversas dimensões da sua vida: saúde, trabalho, dinheiro, moradia, relacionamentos, novos desafios e etc. Refletindo sobre elas, você deve definir as coisas que você quer mudar e fazer algumas perguntas sobre o que pode ser feito: quão bem sucedido sou nessa área? Como eu poderia melhorar? Como seria se eu fosse muito melhor nessa área? Que pequenos passos eu posso dar para começar? Como seria o sucesso a longo prazo? Depois é hora de priorizar e decidir em qual dos seus desafios você quer focar e escrever as menores coisas que você pode fazer para caminhar em direção aos seus objetivos. E para garantir que você se mantenha comprometido com ele, algumas ideias são: escrevê-lo em um lugar visível; escrever um diário; colocar um cartaz de parede; contar para um amigo; procurar aplicativos que possam lhe ajudar; criar pequenas premiações para suas primeiras conquistas. Para fazer um diário Kaizen considere as seguintes seções: calendário mensal; objetivos mensais; rastreador de hábitos; lista de gratidão; lista diária ou semanal de coisas a fazer.
Saúde (Kenkô)
Corpo, mente e alma estão intimamente conectados. Então cuidar da saúde física é fundamental para garantir a saúde mental e um vida plena. Um primeiro aspecto é realizar atividades físicas, cuja ausência pode levar a deterioração do bem estar e até a morte. E não é necessário realizar exercícios pesados e custosos. Atividades agradáveis e leves podem ter um efeito bastante positivo. Comece devagar e acelere gradativamente rumo aos seus objetivos. Uma segunda dimensão é a alimentação, e nesse sentido, beber bastante água é um bom ponto de partida. Com relação à comida, algumas ações com impacto positivo são: comer menos carne, comer mais frutas e vegetais, diminuir o consumo de açúcar, controle o tamanho das porções de forma que você coma apenas 80% do que deixa satisfeito. Outro aspecto da saúde física é o sono e as características do lugar onde se dorme têm impacto direto nele: luminosidade, barulho, cama. Rituais antes de dormir podem ajudar muito a garantir um bom sono, assim como exercícios de respiração que podem ser feitos na própria cama. Tente ainda uma desintoxicação digital se afastando de celulares e aparelhos antes da hora de dormir. Sem contar que os estudos mostram que as redes sociais podem ter um impacto negativo na nossa auto-estima. Pessoas pessimistas e tóxicas também. Para finalizar vale a pena enfatizar o papel de uma rotina matinal saudável para uma vida plena.
Trabalho (Shigoto)
Nós passamos uma grande parte da nossa vida no trabalho. Então o impacto dessa dimensão na nossa vida é enorme. Não podemos controlar todas as variáveis que nos afetam, mas existem muitas que podemos influenciar pelo nosso bem estar e produtividade. Antes de tudo devemos pensar no nosso deslocamento para o trabalho buscando um momento com menos trânsito quando possível e realizando atividades agradáveis e energizantes. Ao chegar no nosso espaço de trabalho devemos ficar atentos ao ambiente físico: iluminação, personalização do nosso espaço de trabalho, presença de plantas, nossa postura física, limpeza e espaços para armazenagem de coisas. Sempre pensando em promover pequenas mudanças positivas em linha com a filosofia do Kaizen. Fazer os momentos de intervalos regulares e positivos também é importante, considerando pequenos momentos de meditação. Um elemento com grande impacto na nosso bem estar e produtividade é a forma como nos relacionamos com o e-mail e ferramentas de comunicação digital. Não devemos nos deixar escravizar por eles e sim fazer com que eles trabalhem para nós. Alguns pequenos pontos adicionais que podem ser úteis no ambiente de trabalho: cuidado com o que comer no ambiente de trabalho, tomar muita água, fazer intervalos, sair do ambiente de trabalho, investir nos relacionamentos e se cercar de boas influências. Aqueles que trabalham em casa devem tomar alguns cuidados específicos para a sua situação: observando os momentos em que é mais produtivo e trabalhando mais nesses instantes, tendo uma rotina, não trabalhando na cama, mudando de ambiente, criando barreiras às distrações, agendando um momento para as distrações propositais, aceitando que você precisa de dias sem trabalho e cultivando uma rede de relacionamento.
Dinheiro (Okane)
Dinheiro é uma fonte de ansiedade para muitas pessoas, que dizem ter dificuldade de mudar seus hábitos de consumo. A primeira providência para evoluir nesse sentido é parar de se culpar e focar a energia em pequenas melhorias de comportamento. Simplesmente acompanhar e registrar os próprios gastos têm um impacto poderoso nesse sentido. Ter consciência e analisar os tipos de gastos promovendo pequenos ajustes ajudam muito. Pense nas despesas em função de suas categorias: gastos essenciais; cultura e entretenimento; gastos não essenciais. Para cada um deles promova pequenas mudanças ao invés de querer mudar tudo abruptamente. E mesmo o hábito de poupar deve acontecer gradativamente.
Casa (Ie)
O Japão é um país pequeno densamente povoado onde portanto, as pessoas, vivem em pequenas casas, o que as levou a aprender a viver em espaços pequenos de forma organizada e harmônica. As casas são feitas por materiais leves e naturais, para durarem pouco e serem reconstruídas constantemente. Mais uma vez o passo inicial aqui é fazer um levantamento de tudo que você tem em casa e se perguntar aquilo que realmente lhe é útil e que vale a pena ser mantido de forma a trazer sensação de paz e não mais stress. Outro elemento importante no exercício de fazer sua casa cada vez melhor é manter as coisas arrumadas no cotidiano, colocando no lugar cada coisa depois de usar, ao invés de esperar a bagunça acumular para começar a arrumar. Seja suas roupas, livros, jornais, ou CD’s/DVD’s. Ter espaços para guardar coisa variadas também é importante. E guardar coisas com significado sentimental não é o fim do mundo. Apenas não exagere, mantendo o que realmente vale a pena. Algumas dicas finais para uma casa que vale a pena são: cuide para que haja luz e ar; traga a natureza para dentro; desenvolva soluções de armazenagem; personalize seu espaço; introduza cores; lance mão de aromas agradáveis.
Relacionamentos (Kankei)
É importante se manter atento a como você se sente sobre os vários relacionamentos em sua vida, até porque centenas de estudos mostram alta correlação entre bons relacionamentos e felicidade, enfatizando que os psicólogos apontam que é mais importante qualidade do que quantidade, nesse sentido. A sugestão é começar fazendo um balanço dos seus principais relacionamentos e trabalhar com pequenos passos para melhorá-los. Isso inclui os relacionamentos difíceis, que também devem ser tratados dentro da perspectiva incremental e não tentando resolver tudo de uma vez. Ampliar a sua rede de relacionamentos com pessoas que compartilhem dos mesmos interesses que você também é importante. Sem se esquecer de cultivar um bom relacionamento consigo mesmo, desenvolvendo amor próprio.
Hábitos e Desafios (shûkanka)
Adquirir novos hábitos pode ser tão desafiador quanto mudar os existentes, mas o resultado vale a pena, pois na medida em que você supera os obstáculos na construção de novos hábitos, você constrói confiança para prosperar em outras áreas da sua vida. Então crie um processo com pequenos passos para escolher um novo hobby, colocá-lo em prática e se manter firme nele. Existem muitas áreas de interessantes: palavras e linguagem; sons e música; arte e artesanato; gastronomia e alimentação; atividades externas entre outras.
Obstáculos
Sua experiência com o Kaizen não vai ser linear. Você vai tropeçar muitas vezes e vai precisar se reerguer. Afinal, o Kaizen é um comprometimento de vida com a mudança contínua e gradual, encarando a vida como uma jornada excitante para a melhoria. Nesse sentido algumas dicas são: planeje-se para os contratempos; escolha atividades compatíveis com as circunstâncias positivas; celebre o sucesso; recrute alguns apoiadores; volte sempre para o pequeno; lembre-se que tempos difíceis podem ensinar muito sobre você; e o mais importante: não seja muito duro com você.
Conclusão
A ênfase é na melhoria contínua, então você deve sempre pensar em formas de refinar sua rotina e simplificar sua vida. Manter-se consciente dos seus sentimentos e comportamentos significa que você vai estar mais atento para quando você precisa dar um passo para trás ou se você precisa de um novo desafio. Nós vivemos em uma cultura que espera resultados imediatos e que premia o sucesso do dia para a noite, então é desafiador, mas extremamente compensador conseguir acompanhar seus hábitos, analisar seus sentimentos e refinar continuamente seus comportamentos rumo a uma vida que valha a pena para você.
Quer ler mais resumos como esse? Assine nossa Newsletter gratuitamente!
Referência: livro “Kaizen” da autora Sarah Harvey. Editora: Bluebird.