Segurança Psicológica no Ambiente Corporativo
Como construir uma cultura de Segurança Psicológica?
O ambiente corporativo tem se tornado cada vez mais complexo e cheio de mudanças frequentes. Este ambiente exige de todos abertura para a inovação, adaptabilidade e resoluções criativas. Mas como adquirir essas habilidades sem um ambiente seguro?
A Segurança Psicológica traz para o trabalho um espaço aberto para o pensar, falar e contribuir. É sobre promover um espaço seguro em que as pessoas possuem a crença de que não serão punidas ou humilhadas por fazer perguntas, falar suas ideias, preocupações ou erros.
E como posso construir essa cultura segura?
Alguns pilares são importantes: Confiança, Inclusão, Empoderamento, Assumir Riscos e Assumir Falhas. Precisa ser nutrido constantemente! Não é um processo estático e sim dinâmico.
Confiança
Sem confiança não tem segurança! Ela é a base para uma cultura segura. Pessoas que se sentem confiantes se sentem à vontade em fazer perguntas genuínas e discordar de forma transparente e respeitosa. Um ambiente com confiança traz espaço para que os conflitos sejam transformados e novos pensamentos sejam criados. Ideias inovadoras surgem em ambientes de confiança!
Mas e se as pessoas não tiverem abertura para falar? E se eles não conseguem fazer as suas perguntas? Quando existe medo ou rejeição, a equipe não compartilha as preocupações, ideias e nem se engaja para contribuir.
Inclusão
A diversidade é uma riqueza para o ambiente corporativo! As organizações se beneficiam com os pensamentos diversos. Pessoas com experiências diferentes enxergam com mais clareza os problemas e encontram soluções mais criativas.
As organizações sem medo são espaço para o construir coletivo! Ser aceito traz abertura para que as pessoas contribuam com o seu melhor para a organização.
Empoderamento
A construção de um ambiente seguro traz empoderamento para a equipe, cria um espaço para que a melhor versão de cada um floresça e mais contribuições para o negócio aconteçam. O empoderamento traz comprometimento, entrega e engajamento para o time! As pessoas começam a se sentir parte e querem contribuir com opiniões, ideias e soluções.
Assumir Riscos
Os profissionais não assumirão riscos se tiverem a percepção de que sua colocação será julgada, criticada ou mesmo condenada. Já em times psicologicamente seguros, as pessoas assumem riscos essenciais para trazer contribuição significativa. A falta de segurança psicológica no ambiente corporativo, impacta diretamente no resultado dos negócios. A organização perde a oportunidade de potencializar as pessoas e trazer resultados extraordinários.
Assumir Falhas
Um ambiente inovador precisa ser aberto para que as pessoas falem abertamente sobre o que não está funcionando, assim a organização estará preparada para pensar e agir para evitar falhas repetidas. Assumir as falhas é o primeiro passo para novos caminhos! Mas como falar sobre falhas num ambiente de medo e punição? Simplesmente é melhor não falar! Criar uma cultura sem medo, abre espaço para a experimentação e a inovação!
E na sua Organização, qual o ponto mais desafiador?
Quais novos passos podem ser dados para a construção de uma cultura segura?
Que tipo de ajuda você precisa para avançar mais rápido?
Assine gratuitamente nossa Newsletter para receber mais conteúdos como esse!