Disposição para Aprender: um Talento Brasileiro
Em comemoração ao aniversário de 20 anos da Ynner, esta é a segunda publicação, da série de três, em que iremos trazer as competências mais comuns aos brasileiros.
Um estudo realizado pela empresa americana Gallup, representada no Brasil pela Ynner, apresentou quais são os talentos mais comuns aos brasileiros. A pesquisa reuniu dados de milhares de profissionais do mundo inteiro e elaborou um ranking das habilidades mais comuns e as mais raras em cada país.
No Brasil, a análise das informações de mais de 200 mil pessoas revelou que no nosso top três de talentos estão: Responsabilidade, Disposição para aprender e Capacidade para resolver problemas. Em menção aos 20 anos da Ynner, nós iniciamos uma série de três publicações esclarecendo cada uma dessas competências, iniciando pela Responsabilidade. Hoje falaremos sobre outro talento marcante e característico aos brasileiros: ser estudioso. Isto é, ter disposição para aprender.
Este talento faz parte do domínio de talentos chamado “Pensamento Estratégico”, uma classificação criada pelo CliftonStrengths. Pessoas que carregam a competência da disposição para aprender são movidas pelo desejo de se aprimorar continuamente. São abertas e têm sede de novos conhecimentos, sendo mais motivadas pelo processo de aprendizagem que pelos resultados. Independentemente do assunto, o estudioso sempre será atraído para uma nova empreitada de estudos.
Isso porque a jornada entre a ignorância até a competência é o que, de fato, empolga e dá energia a esse profissional. A emoção dos primeiros fatos, os primeiros esforços para praticar o que aprendeu, a crescente confiança de uma habilidade dominada, esse é o processo que atrai a pessoa cujo talento é a disposição para aprender. Começar um novo assunto e dominar uma nova habilidade é a fonte da sua confiança.
Contudo, vale ressaltar que o talento “disposição para aprender” ou “estudioso” não irá, necessariamente, motivar alguém a se tornar especialista em determinado assunto ou a se esforçar para obter o respeito que acompanha a conquista de uma credencial profissional ou acadêmica. A razão disso é que o resultado da aprendizagem é menos importante que o “caminho para chegar lá”.
O profissional disposto a aprender
A empolgação do estudioso o leva a ter experiências e conhecimentos diversos, o que poderá torná-lo um profissional com múltiplos conhecimentos nas mais diversas áreas, inclusive naquelas que não estão diretamente ligadas à sua área de atuação. A pessoa disposta a aprender tende a prosperar em ambientes de trabalho dinâmicos, onde é preciso que assuma atribuições curtas de projetos e espera-se que aprenda muito sobre o novo assunto em um curto período para que possa passar para o próximo. Para isso, é necessário o acompanhamento e direcionamento de líderes atentos ao perfil desse profissional.
Formação em Coach de Pontos Fortes
Diante desse e de tantos outros talentos, é fundamental o olhar treinado e qualificado do coach para assumir um papel central no processo de identificação e aprimoramento desses pontos fortes. Para isso, a Ynner oferece a formação de coaches de pontos fortes por meio da Gallup Global Strengths Coach, curso desenvolvido pela Gallup, uma das empresas mais respeitadas no mundo na área de People Analytics. O curso já é o mais respeitado do mundo, já que sua concepção foi feita por profissionais, cientistas e estudiosos do comportamento renomados. Para mais informações, acesse o site.