10 Maneiras para Ajudar Você a Colocar seus Pontos Fortes em Prática
Esse artigo foi escrito por Jessica Dawson e originalmente publicado no site da Gallup.
Mais de 29 milhões de pessoas já fizeram a avaliação CliftonStrengths.
Cada uma dessas milhões de pessoas tem a oportunidade de usar seus pontos fortes todos os dias. Mas, como diz o ditado, o último que percebe a água é o peixe — isto é o quão perto você está dos seus pontos fortes.
Isso significa que você pode perder oportunidades de aplicar seus CliftonStrengths em situações que estão implorando por eles.
Felizmente, há maneiras de desvendar as oportunidades ao seu redor. Mais precisamente, 10 maneiras que nosso trabalho com os clientes revelou. E todas elas dependem de práticas diárias fáceis — mas intencionais.
1. A Pausa Saudável
Dar a si mesmo um momento para processar uma situação permite objetivamente que você reavalie e obtenha seu equilíbrio. Claro, somos todos muito mais emocionais do que racionais, especialmente quando estamos estressados, com fome ou cansados.
Mas um pouco de tempo e distância permite que você reconheça as situações pelo que elas são — para então decidir como viver seus Pontos Fortes com intencionalidade. Portanto, quando a situação é nova ou você está um pouco incerto, faça uma pausa. Em seguida, avalie como seus pontos fortes podem se aplicar.
A única maneira verdadeira de maximizar o potencial infinito
2. Registre seus Insights
O desenvolvimento de seus CliftonStrengths faz de você um estudante para toda a vida, e novas percepções acontecem o tempo todo. Registre-as. Escreva suas descobertas em um diário, envie a si mesmo mensagens de voz, faça anotações em notas adesivas — escolha um método que faça sentido para você. Fazendo isso, você poderá reter (e agir sobre) o que aprender a respeito dos seus CliftonStrengths, o que tornará os insights mais produtivos.
3. Micro Aprendizagem e Educação em Porções Menores
A jornada CliftonStrengths, especialmente no início, pode parecer assustadora. Fazê-la em partes menores (ou seja, micro-aprendizagem) ajuda.
A série de podcasts Gallup Theme Thursdays tem profundidade educacional — mesmo as versões curtas — e você pode ouvir em qualquer lugar. Você também pode explorar qualquer um dos numerosos blogs de pontos fortes on-line ou seguir os posts de um coach de pontos fortes nas redes sociais — há milhares de coaches de pontos fortes de todas as origens, idades, etnias e geografias. Molhe a ponta do pé na água do micro aprendizado, mas isso funciona melhor quando se torna um hábito.
4. Analise (Check-In) e Confira (Check-Out)
Reserve um tempo — apenas cinco ou 10 minutos por dia — para fazer uma análise consigo mesmo (programe um cronômetro, se necessário). Como você está se sentindo? Qual ponto forte está se manifestando mais a você? Qual ponto forte está ansioso para ser alimentado? Faça este check-in todas as manhãs.
Depois, à noite, confira (check-out). O que você conseguiu alcançar? Como foram seus pontos fortes em ação? Como apareceram seus modos naturais de pensar, sentir e agir?
CliftonStrengths não lhe diz o que você vai fazer, mas como você chegará a um determinado resultado. Ele o capacita a alcançar resultados mais rapidamente e com menos atrito, ao direcioná-lo intencionalmente para o que você faz de melhor.
5. Barreiras e obstáculos
Todo talento tem um lado que ajuda e um lado que pode atrapalhar. Talvez você congele quando as coisas não correm de acordo com o planejado ou você fica muito frustrado com projetos paralisados.
Estes obstáculos são naturais, mas eles podem criar padrões de comportamento — e quando o fazem, você não opera mais a partir de um lugar de força. Fique atento a esses padrões (o estresse pode sinalizá-los) para que você possa corrigir seu rumo.
6. Aprendendo a história de si mesmo e dos outros
Em algum momento, você terá a oportunidade de transcender sua própria lente CliftonStrengths e ver através da lente de outra pessoa. É uma experiência incrível.
E quando você vir os pontos fortes de outra pessoa em ação, reconheça seus dons extraordinários. Você encherá o balde dele/a e ganhará conhecimento sobre a forma como os pontos fortes alimentam o sucesso.
Além disso, você pode aprofundar sua compreensão de seus próprios pontos fortes: pergunte-se qual de seus talentos identificou os da outra pessoa e reflita sobre como você melhorou seus pontos fortes ao elogiar.
Reserve um tempo — apenas cinco ou 10 minutos por dia — para fazer uma análise consigo mesmo (programe um cronômetro, se necessário). Como você está se sentindo? Qual ponto forte está se manifestando mais a você? Qual ponto forte está ansioso para ser alimentado? Faça este check-in todas as manhãs.
7. Use seus Relatórios ao longo de sua Jornada
Quando você relê seu relatório CliftonStrengths, você não é a mesma pessoa que o leu da primeira vez. Você ganhou novos conhecimentos desde então — e sempre ganhará. Desenvolva uma prática de leitura de seu relatório CliftonStrengths 34, especialmente a seção “Maximize Seu Potencial”. Cada ação fortalecerá seus talentos. Escolha uma ação e comprometa-se com ela até que se torne um hábito. Em seguida, escolha outra.
8. Solicite Feedback quando puder
As pessoas que o conhecem bem podem lhe dar um grande feedback sobre como seus CliftonStrengths se manifestam. Comece com o/a cônjuge ou um melhor amigo e pergunte pela perspectiva deles.
Você aprenderá como eles o veem (e talvez esclarecer os equívocos deles), especialmente se você enfatizar itens de seu relatório. Enquanto isso, procure por oportunidades para compartilhar como funcionam seus pontos fortes quando você tiver um novo colega de trabalho ou equipe. Peça aos outros que falem sobre seus pontos fortes também.
9. Use a Linguagem de CliftonStrengths
CliftonStrengths usa uma linguagem científica. Como em qualquer idioma, você ganha competência ao utilizá-lo.
Mas CliftonStrengths também dá aos grupos uma linguagem comum para descrever nuances de pensamento, sentimento e comportamento — nuances que de outra forma você poderia ignorar. Use a linguagem CliftonStrengths para aumentar sua fluência e compreender melhor a si mesmo e aos outros.
Quando você relê seu relatório CliftonStrengths, você não é a mesma pessoa que o leu da primeira vez. Você ganhou novos conhecimentos desde então — e sempre ganhará.
10. Metas de mais longo prazo
Quando você está operando a partir de um lugar de pontos fortes, você está operando a partir de um lugar de intenção. Isto é algo que você deve praticar. Passe um pouco de tempo todos os dias pensando em suas metas e objetivos de longo prazo e como seus pontos fortes podem ajudá-lo a alcançá-los. Com seus pontos fortes como seu mapa para o futuro, você se colocará no caminho de menor resistência — e de maior sucesso.
Em última análise, é para isso que servem estas 10 práticas. Elas mantêm seus pontos fortes — seu portal para a excelência de desempenho — sempre em mente.
Apenaso fato de procurar por essas oportunidades te ensina a pensar em melhores maneiras de aplicar o melhor em você. Mesmo assim, nada melhor do que encontrar essas oportunidades. E quando seus CliftonStrengths são entrelaçados na forma como você trabalha, pensa e vive, um mar de possibilidades de CliftonStrengths é revelado.