A Melhor do Valor Econômico de 03 de Junho de 2013
A notícia mais interessante do jornal Valor Econômico de hoje é:
Axalta Vai Atuar em Tinta Imobiliária
A notícia conta que a divisão de tintas e repinturas automotivas da Dupont foi adquirida pelo grupo Carlyle nesse ano e passou a se chamar Axalta. Uma das primeiras medidas do novo comando foi anunciar a entrada no mercado de tintas imobiliárias, o que não havia acontecido enquanto a empresa era da Dupont, por conflito de interesse, já que a empresa francesa também fabricava matérias primas para outras organizações atuantes no mercado de tintas imobiliárias.
Por que a notícia é interessante? Porque é um bom gancho para refletir sobre estratégias de crescimento. Temos dito na Ynner Treinamentos que a qualidade de uma oportunidade está diretamente ligada às competências que uma empresa tem para explorá-la. O fato do mercado de tintas imobiliárias ser grande e ter perspectivas de crescer não significa que qualquer empresa tenha capacidade de se dar bem nele. A Axalta já produz tintas automotivas e é líder nesse segmento. Portanto tem ativos e, provavelmente, competências técnicas semelhantes àquelas necessárias para prosperar no segmento imobiliário. Logo a chance de sucesso é maior. Quanto mais elementos do modelo de negócios forem compartilhados entre as duas divisões menor o risco de fracasso. Para quem quer conhecer mais sobre o importantíssimo conceito “modelo de negócios”, vale a pena ler o livro, Business Model Generation de Alexander Osterwalder e Yves Pigneur.