Ah Se Eu Soubesse …
Quando olham para trás e analisam suas caminhadas, do que se arrependem os empreendedores bem sucedidos? Três professores* norte americanos tentaram responder essa pergunta através de uma pesquisa com 120 fundadores de organizações bem sucedidas em Hong Kong, Quênia, México, Nigéria, Reino Unido e Estados Unidos.
Os insights servem tanto para aqueles que um dia querem ser donos do próprio nariz quanto para os que preferem cultivar uma carreira executiva bem sucedida e marcada pela capacidade de inovar. Afinal, o que eles gostariam de ter feito diferente, pode ser o que fará a diferença no seu projeto.
E o que eles gostariam de ter feito diferente?
- Eles acham que deveriam ter falado mais cedo com seus clientes potenciais ao invés de apresentar o produto pronto. Seria uma forma de aprender e aperfeiçoar suas idéias.
- Eles acham que deveriam ter ouvido as pessoas que apontaram problemas em suas idéias ao invés de ficar sentado em cima da paixão e do ego.
- Eles acham que não deveriam ter dado descontos muito grandes para conseguir os primeiros clientes, pois ficou praticamente impossível reverter essa situação posteriormente.
- Eles acham que não deveriam ter vendido para parentes e amigos pois a aprovação dessas pessoas funcionou como uma cortina de fumaça, já que era impossível saber se estavam comprando por amor, pena, obrigação ou por precisarem mesmo do produto.
- Eles acham que deveriam buscar compradores estratégicos, ou seja, aqueles que fossem fontes importantes de imagem para vendas posteriores e bases de aprendizado.
Insight Ynner Treinamentos: se você quer empreender ou intrapreender, leve em conta esses arrependimentos e leia o livro “Lean Startup” que fala sobre a inovação a partir de hipóteses imprecisas baseadas no conceito “produto mínimo viável” com evolução com base em erros e correções rápidas.
*Vincent Onyemah, Martha Pesquera e Abdul Ali em artigo da Harvard Business Review de Maio de 2013