Ampliação do Papel de T&D
Há alguns meses atrás um profissional de Treinamento & Desenvolvimento me confidenciou seu aborrecimento com os colaboradores da empresa em que trabalha: “Poxa, a gente prepara com cuidado um treinamento importante, baseado em um levantamento de competências super sério, envia os convites, faz as confirmações e as pessoas cancelam suas participações em cima da hora, faltam sem avisar, alguns não se envolvem de verdade. Fico realmente chateado”. E não é sem razão. Quando a gente faz a nossa parte e o outro não faz a dele, é terrível. Mas esse é o fato. Assim é a vida. Essas são as pessoas que habitam no nosso mundo – corporativo. Podemos sentar e chorar … ou pensar em uma solução.
E a solução passa pela releitura do papel de um profissional de Treinamento & Desenvolvimento. Para ser mais preciso pela releitura do momento em que começa o papel desse profissional. Gostaria de propor que nós déssemos um passo atrás e assumíssemos a responsabilidade pela disposição do colaborador em aprender. Que incorporássemos em nossos objetivos o desafio de fazer com que as pessoas entendam a importância, e principalmente, desenvolvam o prazer em aprender. Queiram se desenvolver. Que tomássemos como bandeira a missão de fazer da empresa uma verdadeira comunidade de aprendizagem. Será mais difícil, mas tornará a área de Treinamento & Desenvolvimento ainda mais relevante.