Carros Correm Perigo?
Seria uma grande asneira condenar o mercado automobilístico ao declínio imediato, mas também seria falta de visão ignorar que alguns fatos incômodos insistem em espetar essa indústria. Carros poluem. Carros geram trânsito. Carros estão perdendo a supremacia como símbolo de status para outros produtos, entre eles, aparelhos eletrônicos. Não gosto de futurologia, mas quando tento olhar para frente, vejo grandes desafios e uma situação pouco confortável para Toyota e suas desafiantes. Imaginem o seguinte cenário nos países desenvolvidos: uma malha ferroviária intermunicipal extremamente pulverizada, transporte público eficiente nas cidades, ciclovias abundantes para as pequenas distâncias. Talvez as empresas do setor não devam olhar apenas para as suas congêneres, mas para os substitutos, que é de onde prometem vir os maiores desafios. Será que a Toyota deveria considerar entrar no negócio de transporte público? Será que a VW deveria desenvolver um veículo individual elétrico? Será que a Honda deveria inventar um helicóptero pessoal comercialmente viável. Será que isso o é exagero ou será que o clássico texto de Theodore Levit (Miopia em Marketing) ganhará mais um exemplo?
Para agragar mais elementos à sua reflexão veja o artigo da Veja dessa semana sobre a taxação na Holanda para todos os carros que saem à rua: http://veja.abril.com.br/060110/saiu-garagem-pagou-p-080.shtml
E em sua empresa: há algum produto que pode estar entrando em decínio e niguém quer ver?