Cinco Lições Importantes da Exame de 01/05/13
- Não adianta ser um gênio na hora de vender um projeto se você não estiver preparado para executa-lo com a mesma genialidade.
- Lição extraída do artigo “O Sonho Acabou” que conta a derrocada do empresário Eike Batista (pg.35).
- Insight Ynner: se você não gosta de executar precisa se associar ou contratar pessoas que sejam boas em execução.
- O excesso de oportunidades tem o poder de causar tantos estragos quanto a falta delas.
- Lição extraída do artigo “O Sonho Acabou” que conta a derrocada do empresário Eike Batista (pg.35).
- Insight Ynner: o consultor Jim Collins explica isso com maestria no livro “Why the Mighty Fall”. Um dos grandes motivos para a queda de grandes empresas é a busc indisciplinada por mais.
- Se você quer um parâmetro geral para avaliar a lucratividade líquida da sua empresa saiba que em um ano muito ruim, a média da rentabilidade das Maiores e Melhores de Exame é de 4,1%, enquanto em um ano bom esse número gira ao redor de 8,5%. Outro parâmetro interessante é que a média das empresas de capital aberto nos Estados Unidos foi de 7,3% em 2012.
- Lição extraída do artigo “Muito Esforço e Pouco Lucro” que antecipa alguns resultados da edição Maiores e Melhores desse ano. (pg.57)
- Insight Ynner: esse é um parâmetro geral. Para uma referência mais preciso recorra aos números do seu setor, apresentado anualmente na edição especial Maiores e Melhores.
- A falta de coerência estratégica pode trazer consequências ruins no longo prazo apesar de parecer boa no curto prazo.
- Lição Extraída do artigo “Até Onde Dá para Cortar?” que relata a saga da Gol para cortar custos e se tornar novamente viável (pg.64).
- Insight Ynner: a Gol começou sua trajetória de forma espetacular mas parece ter esquecido do modelo simples que a levou ao sucesso. Ela poderia (e deveria) mudar ao longo do tempo, mas de forma coerente com sua estratégia inicial. Os custos altos são mais uma consequência de indisciplina estratégica do que uma questão em si.
- Os objetos de desejo da “base da pirâmide” social são mais parecidos com os das classes altas do que as empresas imaginam.
- Lição extraída do artigo ” A Favela Quer Comprar” que fala sobre o comportamento de compra das classes mais baixas.
- Insight Ynner: só existe uma forma de realmente entender como pensa um grupo social e cultural muito diferente do seu. Por isso as pesquisas que usam técnicas antropológicas de imersão estão sendo cada vez mais usadas.