Como Atrair Novos Clientes? Aprenda com 6 Dicas Infalíveis!
As empresas que desejam prosperar no atual mercado devem entender como atrair novos clientes e, também, como seduzir não clientes. Para que a estratégia seja realmente eficiente, é fundamental que a companhia assegure sempre as necessidades do público. Um artigo publicado na revista HSM Managment comenta que conhecer seus compradores é imprescindível, mas entender os não clientes é uma desafio maior. A prioridade, portanto, deve ser atingir esses consumidores que estão sendo, de alguma forma, negligenciados ou mal-atendidos. Para isso, é necessário compreender profundamente seus desejos, atitudes e preferências.
Quer descobrir como atrair novos clientes e ter mais sucesso no negócio? Acompanhe, a seguir, e confira nossas 6 dicas sobre o assunto!
Desenvolva o Customer Centric
O primeiro passo é desenvolver um bom Customer Centric (sucesso do cliente) na empresa.
A estratégia é capaz de manter os consumidores por mais tempo e, assim, reter mais receita para o negócio. Cada vez mais, os gestores colocam o cliente no centro de suas ações, principalmente, devido à maior concorrência nos diferentes tipos de mercados.
Dessa forma, as companhias passam a dar mais foco no consumidor do que nos produtos e serviços em si. Essa é uma maneira inteligente de se destacar e ganhar a preferência do público. Com o Customer Centric, tudo é feito considerando as necessidades, expectativas e características dos clientes. O intuito é oferecer as melhores soluções, que se encaixam exatamente no que eles precisam e esperam da marca. A estratégia oferece inúmeros benefícios para o negócio, como maior satisfação e retenção de clientes, melhoria na prospecção de oportunidades, fortalecimento da imagem da marca no mercado e aumento da vantagem competitiva. O foco no sucesso do cliente, portanto, é uma maneira eficiente de atrair pessoas para a empresa.
Invista na cultura Data Driven
A cultura Data Driven orienta os processos por meio de uma análise multidisciplinar das informações da companhia. Isso quer dizer que as decisões devem ser sempre baseadas em conhecimento e dados. Todas as áreas e colaboradores são beneficiados com a implementação da cultura Data Driven na empresa.
Alguns departamentos, como o de gestão de pessoas, podem aproveitar as informações de produtividade da equipe para realizar a avaliação de desempenho.
Assim como pode ser utilizado nos processos internos, o Data Driven também auxilia a atrair mais clientes para o negócio. Por meio dos dados, é possível entender os hábitos de compra, o que está ou já esteve no carrinho, além de itens que o usuário visualizou na loja virtual.
Para que a cultura Data Driven funcione de maneira eficiente na corporação, é fundamental ter uma boa infraestrutura de TI, servidores e bancos de dados de alta performance.
Até porque, como o objetivo é coletar um grande volume de dados sobre os clientes, a infraestrutura deve ter a possibilidade de processá-los e automatizá-los para ter mais agilidade no compartilhamento das informações.
Otimize o desenvolvimento de produtos
Outro passo para atrair o público é otimizar o desenvolvimento de produtos da marca. Com o rápido consumo de informações, as empresas devem manter a qualidade de seus produtos, aplicando técnicas para tornar o processo de criação mais rápido. Isso, sem que a marca perca espaço em seu mercado de atuação.
Para que os novos produtos façam sucesso e conquistem os consumidores, é fundamental criar um planejamento de marketing sobre o valor de cada item, dando atenção para os diferenciais das mercadorias oferecidas.
Assim, é importante criar uma estratégia de desenvolvimento para que o lançamento do produto tenha uma boa resposta entre os clientes. Para isso, os gestores devem identificar os pontos fortes e fracos dos seus produtos. A partir disso, é possível definir ações de desenvolvimento mais otimizadas e que alcancem os potenciais clientes. Montar o ciclo de vida do produto, por exemplo, é essencial para entender os custos de investimento para seu lançamento e produção. Além disso, é possível ter uma previsão do lucro que o item deve dar à empresa.
Faça Customer Research
Customer Research (pesquisa de clientes), é uma maneira de identificar as necessidades e comportamentos de compra dos consumidores. A estratégia pode ser feita por meio de pesquisas de mercado e de usuários. Basicamente, a ação se concentra em analisar os clientes atuais e também o público em potencial da marca.
O maior objetivo do Customer Research é expor claramente à empresa quem usa ou pretende comprar o produto.
As pesquisas dos clientes podem ser conduzidas por meio de métodos quantitativos, como entrevistas, estudos de campo, entre outras técnicas. As informações ainda podem ser obtidas por análises online, fóruns e mídias sociais, o que é interessante para entender o que o público fala sobre determinados produtos. Quando a companhia se propõe a realizar o Customer Research, é preciso definir qual será o departamento responsável por conduzir as pesquisas. Grande parte das empresas integram a ação à área de marketing, para garantir que as campanhas de divulgação tenham um bom alcance, além de um foco bem direcionado.
Tenha posicionamento digital
Ter posicionamento digital é uma necessidade no atual mercado. Com visibilidade, as empresas conseguem se inserir no mundo online e conquistar cada vez mais a atenção de consumidores para a marca. Antes de tudo, é preciso definir personas para os produtos e serviços oferecidos pela companhia. Entendendo bem o público, a gestão do negócio pode realizar um planejamento otimizado de como será sua imagem digital.
Outra técnica que atrai muitos clientes é entregar conteúdos que o consumidor está buscando nos mecanismos de pesquisa.
Os usuários estão constantemente procurando soluções para os seus problemas. Quando eles encontram respostas, seja em um blog, seja em uma rede social, acabam sendo atraídos e tendo conhecimento do site da marca. Os conteúdos devem ser desenvolvidos de acordo com a jornada de compra do consumidor e com as pesquisas que ele realiza. Existem diversas opções de materiais que podem ser feitos para atrair o público para a companhia, como: infográficos, entrevistas, checklists, estudos de caso, listas, cases de sucesso, entre outros.
Otimize a experiência do cliente
Ter um bom relacionamento com o cliente é, de fato, primordial para qualquer negócio. Mas otimizar a experiência do público por meio da comunicação pode ser um diferencial importante para atrair mais pessoas. Isso significa que é preciso manter uma interação com o consumidor para que ele se sinta motivado a adquirir os produtos e serviços da marca. Para isso, é necessário ter em mente que não é possível manipular as escolhas e decisões dos clientes. As relações devem ser construídas da melhor forma possível para que os índices de fidelização sejam sempre crescentes. Até porque, mais importante do que atrair novos clientes, é manter os que já foram conquistados.
Uma experiência positiva gera inúmeros benefícios, como aumento das vendas, maior engajamento e reconhecimento da marca.
Atualmente, muitos negócios têm investido recursos nesse tipo de estratégia, por conta do retorno significativo que o público gera. Portanto, o que vai determinar o sucesso da corporação é, justamente, a maneira como ela lida com os seus consumidores. É indicado que as empresas se tornem íntimas das necessidades, problemas e características de seu público-alvo. Ao desenvolver novos produtos e serviços, é fundamental que os gestores descubram o que seus concorrentes oferecem e como podem se sobressair no mercado.
Os negócios que desejam entender como atrair novos clientes da melhor forma devem dar atenção especial à capacitação de seus colaboradores.
Assim, será possível fortalecer a cultura organizacional e trazer novos consumidores por meio de promotores do negócio. Com profissionais qualificados e bem preparados, será mais simples superar os desafios e alcançar espaço no mercado competitivo.
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