Como os Games têm Revolucionado a Aprendizagem no Ambiente Corporativo
Capaz de reter a atenção, aumentar a motivação e promover habilidades, a novidade vem movimentando o setor de treinamentos.
O mundo evoluiu e, com ele, as formas e métodos que utilizamos para alcançar diferentes objetivos. Com a educação não pode ser diferente e as grandes empresas já perceberam isso. Quando se fala em capacitação e treinamento para colaboradores, uma ferramenta em especial tem revolucionado a forma que educadores e coaches utilizam para engajar suas turmas: os games. Ainda associado apenas ao lazer por muitos, os jogos já se mostraram capazes de não apenas aumentar a motivação, como também de promover habilidades, fomentar o pensamento crítico e potencializar o aprendizado.
O gerente de projetos da Ynner, Leandro Ferraz, explica que existe um mundo de possibilidades viabilizado pelos games. Para ele, a versatilidade da ferramenta permite possibilidades criativas infinitas para trabalhar. “Independente do tema, sempre teremos algum jogo para abordá-lo. Em última instância, podemos criar um jogo totalmente do zero. Então não importa o que precisa ser trabalhado, se é uma habilidade rara ou muito específica de um mercado de nicho: os jogos sempre estarão disponíveis para potencializá-la”, defende Ferraz.
Leandro esclarece ainda que há dois diferentes métodos disponíveis para serem utilizados de acordo com a demanda e objetivos definidos: a Gamificação e a Aprendizagem baseada em jogos. Apesar dos nomes sugerirem que se trata de iniciativas semelhantes, elas são conceitualmente distintas.
A Gamificação utiliza apenas as técnicas, elementos e design de jogos para compor atividades que não são jogos. Isto é, o participante passa por um processo de aprendizagem com elementos que lembram a lógica dos games, como estratégias, avatares, ranking, pontuação por objetivos atingidos e outros. “Através desses elementos, conseguimos criar um ambiente dinâmico e divertido para que todos possam aprender de forma leve, mas mantendo a seriedade do treinamento e a qualidade do conteúdo”, reforça o gerente de projetos.
Já a Aprendizagem baseada em jogos (ABJ ou Game-based Learning), se utiliza efetivamente de um jogo no processo de treinamento. Podendo ser algo pronto e disponível no mercado ou um game criado totalmente do zero e personalizado para trabalhar temas específicos. “Os jogos podem ser de todos os tipos, desde card games e jogos de tabuleiro, antigos e modernos, até simuladores e RPG. O importante é que os participantes joguem realmente o jogo, do começo ao fim, para através dele conseguir assimilar os temas estudados”, esclarece.
Independente do método utilizado, Leandro garante que, em sua experiência cotidiana, observa um maior engajamento dos participantes. Ele conta que ao se deparar com uma experiência de treinamento divertida e leve, os colaboradores tendem a se surpreender por não imaginar a possibilidade de participar de uma atividade séria, comprometida e aprofundada utilizando jogos ou elementos de jogos.
“Em um treinamento onde o jogo é o centro das atenções e das informações, o feedback é instantâneo, suas ações terão consequências imediatas. Essa característica faz com que o participante mantenha sua concentração quase que 100% voltada à atividade, pois qualquer deslize pode significar uma falha ou dificultar o atingimento do objetivo”, esclarece Ferraz.
Por fim, para além de todos os benefícios, os jogos são também ferramentas versáteis que permitem trabalhar qualquer necessidade ou tema. Seja com vendas, cooperação, liderança, inteligência emocional, conflitos internos, processo produtivo de uma mineradora, desenvolvimento de planos de voo ou o que for. Para os games, o limite não existe.
Ynner Games
De olho nas tendências, a Ynner Developing People criou uma nova solução: a Ynner Games. Com o objetivo de criar outras maneiras mais lúdicas e disruptivas de aprendizado, a empresa trabalha com as duas frentes de treinamentos com jogos, Gamificação e Aprendizagem baseada em jogos.