Como Vencer a Grande Renuncia
Este artigo que trata sobre as mudanças no local de trabalho e a essencialidade do desenvolvimento de funcionários e gerentes foi escrito por Scott Miller e originalmente publicado no site da Gallup, representada no Brasil pela Ynner, parceira exclusiva para a certificação de Coaches de pontos fortes.
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DESTAQUES
Perturbações e saídas estão abalando o local de trabalho.
Os funcionários precisam de desenvolvimento – eles vão pedir demissão para encontrá-lo.
Gerentes requalificados permanecem, atraem, retêm e impulsionam um desempenho superior durante tempos de crise.
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A Incerteza fez com que Muitos Líderes se Sentissem Paralisados.
Planos de retorno ao escritório foram escritos, reescritos, adiados, arquivados e, em alguns casos, destruídos. A exigência para os colaboradores trabalharem em casa, transformaram-se em expectativas de trabalhar em casa por parte dos colaboradores. As empresas não conseguem encontrar trabalhadores para atender à demanda reprimida. E a disposição sem precedentes dos trabalhadores de simplesmente pedir demissão está mantendo os líderes acordados à noite. Além disso, há as complexidades explosivas, incertezas e atritos das leis ligadas às vacinas. E não vamos esquecer as repercussões na cadeia de abastecimento global.
As coisas estão difíceis lá fora. E o futuro, muito complicado de prever.
Existe um Caminho Claro a Seguir.
Sem saber o que vem pela frente, alguns líderes param, hesitam e deliberam. Mas as empresas de melhor desempenho do futuro estão entrando em ação – e liderando o processo.
Elas estão focando nos aspectos conhecidos da natureza e do comportamento humanos – coisas que são verdadeiras agora e permanecerão verdadeiras. Coisas que são à prova de disrupção.
E uma das necessidades humanas mais conhecidas e à prova de disrupções é o desenvolvimento. As pessoas exigem crescimento e desenvolvimento. Eles vão deixar as empresas que não o proporcionam e migrar para as empresas que o fazem. Em uma pesquisa de junho de 2021 com a Amazon, a Gallup descobriu que 57% dos trabalhadores dos EUA desejam atualizar suas habilidades e 48% considerariam mudar de emprego para fazê-lo.
Na verdade, os trabalhadores de 18 a 24 anos consideram a qualificação um benefício mais importante do que aposentadoria, licença médica, licença maternidade, seguro de vida e férias. Mesmo entre os trabalhadores com 55 anos ou mais, mais da metade (53%) afirma que a qualificação é “muito” ou “extremamente” importante.
Reconhecer e agir de acordo com esse simples fato agora cria uma vantagem importante.
Quando você pensa sobre isso, é quase magnético. As forças por trás da “Grande Renúncia” repelem – empurrando os funcionários para fora de suas órbitas e dispersando uma quantidade enorme de talento humano.
Neste momento de oportunidade, empresas excepcionais estão fazendo engenharia reversa dessas forças para atrair os melhores talentos. Eles estão agindo de forma decisiva com base no que a Gallup descobriu: o principal motivo pelo qual as pessoas mudam de emprego é por oportunidades de crescimento na carreira.
Os exemplos estão por toda parte. A Amazon anunciou recentemente que vai investir cerca de um bilhão de dólares na qualificação de trabalhadores.
Organizações voltadas para o futuro como essas estão integrando a promessa e o processo de crescimento em cada faceta da experiência de seus funcionários, e não param por aí.
Eles estão anunciando abertamente o desenvolvimento e a qualificação como um benefício competitivo. Eles estão fazendo disso uma peça central de suas Propostas de Valor para os Colaboradores, escrevendo em seus anúncios de emprego e falando sobre isso no início do processo de recrutamento e entrevista.
É uma estratégia vencedora. E se sua organização está procurando adotá-lo, a Gallup tem uma recomendação baseada em pesquisas fortemente diferenciada sobre por onde você pode começar.
Comece com seus Gerentes.
Gerentes bem desenvolvidos criam vantagens competitivas duráveis.
Veja o turnover, por exemplo. Muitas empresas estão aprendendo da maneira mais difícil que permanecer à deriva com falta de pessoal ou equipe instável é um sério problema para os negócios. Grandes Gerentes reduzem a rotatividade de maneira mais eficaz do que qualquer outra função em sua organização. Na verdade, antes da pandemia, os dados do Painel Gallup descobriram que é necessário um aumento salarial de cerca de 20% para afastar a maioria dos funcionários dos Grandes Gerentes.
Investir pesadamente em gerentes aumenta a atratividade da sua empresa. Com grandes gerentes, é mais difícil perder os funcionários atuais e os novos contratados são integrados a equipes de forma mais engajada, tornando-os mais propensos a permanecer.
Ajudando a equilibrar a equação da rotatividade, gerentes bem desenvolvidos respondem aos desafios ajudando as empresas a fazer mais com menos. Eles estimulam a produtividade, a lucratividade e as vendas porque nunca param de cultivar o potencial dos funcionários. Eles definem expectativas claras e treinam continuamente. Isso cria responsabilidade saudável para as principais prioridades e compensa em resultados de negócios mensuráveis.
Ao desenvolver seus gerentes, você aproveita um dos drivers de desempenho mais testados e confiáveis, segundo descobertas da Gallup.
E como os grandes gerentes priorizam o envolvimento da equipe, eles inspiram níveis ainda mais elevados de desempenho durante períodos de graves interrupções como os que enfrentamos agora. Você leu certo. Funcionários engajados realmente se superam em tempos difíceis.
Aqui está o resultado final: ao desenvolver seus gerentes, você aproveita um dos drivers de desempenho mais confiáveis e testados pelo tempo que a Gallup já descobriu.
Mas o desenvolvimento de gerentes é mais do que uma oportunidade. É um pré-requisito literal para o sucesso futuro.
Porque? Os gerentes estão olhando para as vagas de emprego como todo mundo – e eles estão mais expostos ao risco de tudo, desde o esgotamento até a saída. Mesmo em circunstâncias normais, os gerentes tendem a ser menos engajados do que as pessoas de suas equipes.
Mas as coisas estão especialmente difíceis para os gerentes agora. Estão lidando com mobilização de talentos, rotatividade, trabalho remoto, hibridização, burnout (da equipe e da própria) … é muito.
O que você pode fazer a respeito?
Retenha seus melhores gerentes hoje e prepare-os para o sucesso amanhã. Torne-os não recrutáveis por outras empresas. Em seguida, forneça a eles as ferramentas e o desenvolvimento de que precisam para realizar suas tarefas quase impossíveis.
Faça isso e eles ficarão muito mais propensos a ficar e ajudar a forjar uma cultura que proteja sua organização dos perigos da ruptura atual e futura.
Aqui está um fato: para se tornarem excepcionais, os gerentes não exigem apenas uma melhoria na qualificação, eles geralmente exigem transformação.
Os gerentes precisam de um conjunto de habilidades diferentes daquelas dos colaboradores individuais. Para ter sucesso (sem falar em atender às necessidades e expectativas básicas de sua equipe), os gerentes precisam se tornar menos chefes e mais coaches.
O que faz a diferença para o líder coach moderno são coisas como: fazer grandes perguntas, ouvir para individualizar e usar os pontos fortes dos funcionários para impulsionar o engajamento e produzir resultados de negócios mensuráveis.
Ajudar os gerentes a dominarem esses recursos requer uma abordagem sofisticada que provavelmente incluirá alguma combinação de:
Instrução e discussão ao vivo para inspirá-los e mudar suas mentalidades.
Ferramentas práticas para permitir a implantação de suas novas habilidades.
Prática interativa, debrief e repetição para construir seu automatismo e confiança.
Aprendizagem individualizada para aprofundar e individualizar seu domínio.
Aprendizagem experiencial para promover a aplicação.
Aprendizagem social para construir comunidade e reforçar a adoção.
Foco abrangente e individualizado nas qualidades individuais de cada gerente.
Coaching e feedback para promover seu envolvimento.
Esse tipo de desenvolvimento de gerentes funciona porque é mais do que instrutivo – é transformador. Ele desenvolve mentalidades e habilidades, ensinando explicitamente aos gerentes como olhar, pensar e agir como um coach.
Comece Agora Mesmo.
O desenvolvimento eficaz de gerentes não é necessariamente rápido ou fácil. Mas o retorno sobre o investimento é tão desproporcional, tão grande, que é quase como trapacear.
Os gerentes controlam cerca de 70% da variação no engajamento da equipe, mas apenas um em cada três deles concorda fortemente que teve oportunidades de aprender e crescer no último ano. Pior ainda, apenas 30% dos gerentes concordam fortemente que alguém no trabalho incentiva seu desenvolvimento.
É hora de fechar essa lacuna enorme de desenvolvimento. Gerentes bem desenvolvidos são uma força irrefreável. Eles atraem, envolvem e mantêm os funcionários em um mercado de talentos extremamente competitivo. Eles treinam e reúnem os funcionários para impulsionar sua organização – mesmo quando a ruptura abala o solo.
É fácil para os líderes se sentirem paralisados agora. Mas a inação pode levar à extinção competitiva de sua organização. Invista em seus melhores gerentes agora para retê-los e desenvolvê-los para o futuro. Não espere. Seus concorrentes mais importantes provavelmente não estão.
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