Competências Práticas
Na maior parte das vezes, nos posts que escrevo nesse blog, tento colocar minha experiência e paixão pelo conhecimento concentrados no desafio de responder questões relevantes para a área de treinamento e desenvolvimento. Dessa vez gostaria de colocar uma pergunta para sua reflexão: o que aconteceria se as pessoas da sua empresa – todos, inclusive os altos executivos – fossem treinados em técnicas simples, mas úteis para o seu dia a dia? Como usar melhor o editor de texto, como usar melhor a agenda e a lista de tarefas, como encontrar aplicativos para o smartphone que ajudasse a aumentar a produtividade pessoal, como selecionar um bom livro de negócios para a sua próxima leitura e coisas do tipo.
Tenho percebido que vivemos em um mundo em que as competências práticas (o saber fazer) são muito discutidas mas pouco desenvolvido. Dá a impressão de que são coisas tão banais – e de segunda classe – que não valem o esforço. Principalmente de profissionais graduados. Mas minha experiência mostra que muitos diretores perdem um precioso tempo tentando, por exemplo, se achar diante do Power Point. Alguém pode me dizer: mas eles não precisam usar o Power Point. Eles pedem para alguém fazer a apresentação para eles. Para mim, isso é como, nos dias de hoje alguém pedir para a secretaria digitar um texto. Algumas habilidades são tão básicas que não deveriam ser intermediadas por outras pessoas. Primeiro pelo tempo que se perde explicando algo tão simples que você mesmo poderia fazer. Depois porque o processo de elaboração de uma apresentação – para continuar no nosso exemplo – é uma forma de pensar e que pode ser enriquecida na medida em que você constrói os slides.