Três chaves para Construir uma Cultura Baseada em Pontos Fortes
Esse artigo que fala sobre Cultura de Pontos Fortes foi escrito por Shannon Mullen O’Keefe e publicado originalmente no site da Gallup, representada no Brasil pela Ynner, parceira exclusiva para a certificação de coaches de pontos fortes.
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Destaques
- Inspire um melhor desempenho com foco no que seus funcionários fazem de .melhor.
- É crucial que os gerentes também se concentrem em seus pontos fortes
- Aprenda as etapas para construir uma cultura baseada em pontos fortes que melhora o desempenho.
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Os melhores talentos querem trabalhar em uma empresa com uma cultura baseada em pontos fortes.
Os líderes executivos sabem disso.
Construir uma cultura baseada em pontos fortes é um diferenciador poderoso que atrai os melhores – e quando os líderes acertam, isso inspira o desempenho dos funcionários, pois cada pessoa capitaliza o que tem de melhor ao realizar seu trabalho.
Nesse tipo de cultura em que líderes, gerentes e funcionários optam por desenvolver continuamente o potencial de cada pessoa, as equipes relatam pontuações de engajamento dos funcionários até 23% mais altas, aumentos de desempenho de 8% a 18% e de 20% a 73% menos atritos.
Mas o que é preciso para construir uma cultura como essa?
O esforço deve começar com liderança executiva e patrocinadores que concordem em priorizar o desenvolvimento de pontos fortes como parte da identidade cultural central de sua organização.
Os executivos devem começar desenvolvendo primeiro seus próprios pontos fortes.
CEOs e líderes executivos devem envolver seus a organização de forma ampla, para impulsionar o desempenho da empresa.
Mas sabemos que apenas 15% dos funcionários concordam fortemente que a liderança de sua organização os deixa entusiasmados com o futuro.
Isso significa que quase nove em cada dez funcionários acreditam que sua liderança pode fazer melhor!
Portanto, os líderes precisam primeiro se olhar no espelho para considerar onde eles próprios podem elevar o nível. Ao fazer isso, eles desenvolvem sua própria autoconsciência considerando como podem aproveitar o melhor de quem são para liderar com eficácia.
Além de considerar onde podem fazer melhor, os executivos desempenham um papel fundamental para garantir que o desenvolvimento dos pontos fortes esteja enraizado na missão, visão, valores e cultura geral da organização.
Certifique-se de que os gerentes conheçam seus pontos fortes.
Como sabemos, os gerentes diretos respondem por 70% da variação no engajamento da equipe. Também sabemos que apenas cerca de um em cada dez é naturalmente vocacionado para administrar outras pessoas e que os gerentes geralmente têm 11% menos probabilidade de concordar fortemente que têm a oportunidade de fazer o que sabem fazer melhor no trabalho. Além disso, 36% dos gerentes não acreditam totalmente que possuem as habilidades necessárias para fazer seu melhor trabalho.
Isso significa que, da mesma forma que os líderes têm espaço para fazer melhor, a maioria dos gerentes também se beneficiará do investimento necessário para construir a autoconsciência de que precisam – para se desenvolverem à medida que pretendem ter um impacto positivo sobre os outros e a organização , especialmente os membros de sua equipe.
Além de construir uma autoconsciência crítica sobre seu próprio estilo de gestão, conhecer seus pontos fortes e potenciais pontos cegos também permite que os gerentes entendam melhor cada associado que estão trabalhando para desenvolver e engajar.
Uma cultura baseada em pontos fortes dá ao gerente e ao associado uma linguagem compartilhada para usar enquanto discutem sucessos do projeto, barreiras e objetivos futuros. Lembre-se de que, embora existam apenas 34 temas CliftonStrengths, existem mais de 4 milhões de variações apenas dos cinco temas principais. Quando todos conhecem seus pontos fortes, os gerentes têm uma linguagem que os ajuda a desvendar e colocar em palavras as complexidades da natureza humana.
Isso ajuda a preparar o gerente e os membros da equipe para o sucesso desde o início, fornecendo expectativas mais claras para a função do que as encontradas em um job description típico.
Sabemos que os melhores gerentes agem como coaches, e não como chefes, e que eles conversam continuamente sobre desenvolvimento e resultados de desempenho com membros individuais da equipe o tempo todo.
Um foco nos pontos fortes, aliás, não significa que as barreiras para o sucesso sejam ignoradas – na verdade, apenas o oposto. Quando aproveitadas de forma eficaz, as conversas sobre o desenvolvimento de pontos fortes podem ajudar a descobrir obstáculos, de modo que a criação de empregos, parcerias ou pontos fortes pessoais possam mitigar barreiras à medida que os indivíduos crescem e se desenvolvem em suas carreiras.
Dê a todos os trabalhadores o benefício de conhecer seus pontos fortes.
Todos os funcionários se beneficiam quando têm a oportunidade de desenvolver seus pontos fortes pessoais.
Com CliftonStrengths, os líderes investem na construção de uma cultura onde cada funcionário pode usar sua voz. Os trabalhadores de hoje se preocupam profundamente em trabalhar para uma organização que os vê em primeiro lugar como seres humanos. Isso significa que eles querem trabalhar para líderes que enfatizam o desenvolvimento e com gerentes que investem nos pontos fortes em vez de focar nos pontos fracos.
Quando os funcionários recebem um feedback significativo em conversas contínuas com seu gerente, eles aprendem como aplicar seus pontos fortes à sua função. Eles têm autonomia para fazer mais do que fazem de melhor – uma necessidade fundamental para os trabalhadores hoje. Eles começam a trabalhar de forma mais eficaz com seus parceiros e equipes quando têm uma linguagem comum para falar sobre como podem colaborar de forma eficaz para alcançar metas juntos.
E quando os funcionários concordam que sua organização está comprometida em construir os pontos fortes de cada associado, eles têm muito mais probabilidade de acreditar que a missão de sua empresa (e, portanto, seu trabalho) é importante, que suas opiniões contam e que eles têm a oportunidade de fazer o que eles fazem de melhor todos os dias. Tudo isso influencia significativamente os resultados do engajamento.
Quando os líderes e gerentes ajudam os trabalhadores a compreender e usar seus pontos fortes, isso também pode afetar diretamente o pertencimento cultural.
As conversas baseadas em pontos fortes permitem que os funcionários expressem quem são e que talentos trazem usando uma linguagem comum.
Esse tipo de conversa cria uma cultura empresarial melhor, do tipo que desenvolve seu pessoal e atrai os melhores talentos. Culturas baseadas em pontos fortes trazem o melhor desempenho em cada funcionário e criam crescimento orgânico dos negócios. Para atingir esse estado ideal, os líderes executivos devem começar por si próprios e, em seguida, defender que cada funcionário tenha a oportunidade de descobrir seus pontos fortes também.
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