Educação Financeira nas empresas é questão de “Saúde Corporativa”
As empresas que tomaram a iniciativa de inserir treinamentos e palestras sobre educação financeira para seus funcionários já começam a colher frutos. Elas constataram que se trata de um benefício mútuo: menos preocupações, menos estresse, diminuição das despesas médicas, maior produtividade, menos erros de processos e até menos pedidos de adiantamento de benefícios.
Outro ponto que já mostra uma grande evolução é que “pessoas sustentáveis financeiramente” entram num círculo virtuoso. Estão focadas em realização de metas e objetivos pessoais ao invés de simplesmente trabalharem para pagar contas ou administrar dívidas.
A única certeza que temos é que o incentivo ao consumo e consequentemente ao crédito continuará existindo. Os apelos publicitários continuarão despertando os desejos nas pessoas. E o conhecimento sobre finanças pessoais é fundamental para organizar a vida das pessoas e mantê-las equilibradas.
A Educação Financeira ainda é um tema pouco abordado, mas já está aí e não sairá mais de cena. Para os colaboradores é questão de qualidade de vida. Para as empresas, saúde corporativa.