Em que os Líderes Devem se Concentrar em 2022
Este artigo que diz no que os líderes devem se concentrar para fortalecer a empresa e conquistar grandes resultados, promovendo o engajamento e o bem-estar, foi escrito por Jennifer Robison, e originalmente publicado no site da Gallup, representada no Brasil pela Ynner, parceira exclusiva para a certificação de Coaches de pontos fortes.
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DESTAQUES DA HISTÓRIA
Comunique-se com frequência e clareza.
Desenvolva gerentes para liderar e reter suas equipes.
O bem-estar no local de trabalho é um diferencial; torne-o uma prioridade.
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Alguns anos atrás, todos pensávamos que estaríamos de volta ao normal agora. Trauma e disrupção ficariam para trás, e 2022 seria normal. Poucos de nós esperavam que normal agora, seria o turbilhão contínuo.
É verdade que as empresas podem prosperar em meio a turbulências – terremotos revelam depósitos de ouro, afinal – mas a maioria das pessoas se sai melhor quando sabe o que está acontecendo e o que acontecerá a seguir. E elas estão olhando para você em busca de respostas.
Mas as respostas têm um breve prazo de validade num mundo em que os gastos do consumidor e o mercado estabelecem recordes, a cadeia de suprimentos e a inflação soam alarmes, novas mutações de corona vírus aparecem, IA e Web3 espreitam nos bastidores e legiões de pessoas pedem demissão ao redor do mundo.
Se você acha que a incerteza é difícil de engolir, temos uma sugestão: não se concentre no que você não pode saber – concentre-se no que você pode fazer.
Apoie-se nas práticas de liderança que são empiricamente comprovadas para estabilizar as organizações e ajudá-las a ter sucesso. Especificamente, comunique-se com frequência e clareza, desenvolva seus gerentes e cuide do bem-estar das pessoas.
Faça essas coisas com habilidade e você terá uma organização mais resiliente que pode capitalizar melhor as mudanças. Veja como.
Comunique-se de Forma Consistente e Clara
Desde que o COVID-19 eclodiu, a Gallup detectou apenas um aumento de seis pontos – de 13% para 19% – na porcentagem de funcionários dos EUA que concordam fortemente que a liderança de sua organização se comunica efetivamente com o resto da organização. Talvez a falta de comunicação seja devido à falta de informações. Líderes precisam transmitir segurança, mas é fácil errar neste ambiente de negócios conturbado. Assim, os líderes têm evitado falar qualquer coisa por medo de dizer a coisa errada.
Isso é lógico, mas deixa os funcionários incertos sobre os planos da organização e seu futuro nela. A incerteza cria ansiedade, e a ansiedade corrói o desempenho.
Neutralize essa ansiedade com uma comunicação clara e contínua. Mais palavras são melhores do que menos, e mesmo que você se repita, você expandirá sua influência. Deixe as pessoas saberem que você se importa com elas e, quando não puder dar respostas sólidas a perguntas de negócios, lembre-as sobre sua cultura e objetivos. Esses são elementos importantes em uma organização. Falar sobre eles deixa claro qual o pacto social que mantêm sua empresa resiliente. E, se além disso, você incorporar os 12 elementos que aumentam o engajamento, vai inspirar o desempenho.
Ao manter contato com os colaboradores – e reiterar que você os apoia – você iluminará um caminho através da incerteza que as pessoas estão desesperadas para ver.
Tenha em mente, no entanto, que seus gerentes iluminam esse caminho para os colaboradores todos os dias. Durante os últimos anos, eles fizeram isso administrando mudanças nas diretrizes, normas do local de trabalho e tarefas administrativas, ao mesmo tempo em que equilibram a saúde mental e física das pessoas contra metas difíceis e regulamentações federais, estaduais e locais do COVID-19 em evolução.
E a taxa de desistência incrivelmente alta significa que muitos gerentes estão fazendo cada vez mais com cada vez menos. E pagando um preço alto por isso.
Desenvolva seus Gerentes
A melhor coisa que você pode fazer pelos gerentes em 2022 é desenvolvê-los para lidar com o ambiente que enfrentam. Poucos foram devidamente treinados para gerenciar um local de trabalho híbrido. A maioria não sabe como capitalizar os pontos fortes dos funcionários, muito menos treiná-los. E quando um membro de sua equipe está sofrendo – por esgotamento, doença, conflitos familiares ou falta de habilidades – o gerente também sofre.
Esse clima está criando bolsões profundos de angústia entre os gerentes, como a Gallup percebe trabalhando com seus clientes. Muitos gerentes sentem que suas tradicionais técnicas e ferramentas, simplesmente não funcionam mais tão bem. Alguns gerentes nunca tiveram (ou quiseram) um orçamento para envio de correspondências e pacotes, por exemplo, até que sua equipe se tornou remota, e agora as caixas de correio são uma interface crítica de recursos humanos.
Isso mostra que os gerentes precisam de recursos diferentes de antes porque suas equipes têm necessidades diferentes de antes. Ajudar os gerentes a controlar essas necessidades e dar a eles autonomia sobre seus recursos permite um melhor desempenho com menos atrito. E isso os ajudará a se ajustar às mudanças, reduzir o estresse e melhorar o bem-estar geral – o que é mandatório para a continuidade dos negócios.
A Alta Liderança Comanda o Jogo Sobre o Bem-Estar
O bem-estar é baseado em cinco pilares (carreira, social, financeiro, físico e comunitário) que trabalham em conjunto para criar vidas prósperas. Não é surpresa que o bem-estar tenha caído durante a pandemia, o que prejudicou as organizações.
Portanto, se você se concentrar em fortalecer o bem-estar este ano, sua empresa pode recuperar o bem-estar que perdeu, bem como contar com um sistema de segurança surpreendentemente eficaz: a Gallup descobriu que níveis mais altos de bem-estar organizacional acompanham níveis mais baixos de esgotamento, estresse, preocupação, ansiedade e depressão – enquanto aumenta a confiança, inovação e resiliência. Mesmo funcionários engajados têm um risco maior de esgotamento, quando não apresentam um bom nível de bem estar.
Apenas saiba que você terá que prestar atenção nisso: bem-estar é uma questão de liderança. Sua área de RH provavelmente tem uma área de apoio aos colaboradores, mas menos de 10% dos funcionários os usam, de acordo com os estudos. Você tem que trazer bem-estar para as pessoas, não esperar que elas busquem, e o mensageiro é o gestor. Os gerentes conhecem os colaboradores melhor do que ninguém. Por isso, podem cuidar do bem-estar da maneira certa, na hora certa – desde que desenvolvam as competências que precisam para isso.
Sem capacitação, os gerentes podem ter problemas. Alguns estão tensos, simplesmente pela necessidade de conduzir coaching focando o bem estar das pessoas. Para esses gerentes, o bem-estar físico e emocional dos funcionários é uma caixa preta e deve permanecer assim. Isso é compreensível, mas não resolve problemas. A capacitação resolve. O desenvolvimento contínuo e bem projetado do gerente sensibiliza os líderes de equipe para a interseção entre trabalho e vida, os ajuda a iniciar conversas de qualidade que constroem relacionamentos de confiança e mostram como abrir portas para os recursos de que os funcionários precisam. O desenvolvimento transforma chefes em coaches. E coaches altamente eficazes, mostram os dados da Gallup, alcançam melhores resultados de bem-estar, engajamento e desempenho.
O lucro segue todas essas qualidades. Mas também há um benefício intangível: a confiança, que é um recurso bastante escasso nos dias de hoje.
Mesmo, às vezes, entre os líderes.
O Que Você Pode Fazer Agora
O que costumávamos acreditar – sobre localização e produtividade, sobre expectativas razoáveis dos colaboradores, sobre normas sociais no local de trabalho, sobre demandas do consumidor, sobre o domínio de experiência necessária dos líderes – simplesmente não se sustenta tão bem. Quando tantos truísmos no local de trabalho desmoronam, a confiança é afetada. Você esperava que teria que ser um especialista em saúde pública e leis além de tudo?
No entanto, você ainda tem decisões a tomar. Essas decisões ainda têm consequências. Talvez maiores consequências do que nunca. E você não pode esperar até que o chão pare de tremer.
O que você pode fazer – com a confiança de que os resultados irão melhorar – é comunicar-se com mais frequência e clareza, desenvolver gerentes bem preparados e tornar o bem-estar o negócio do seu negócio. Essas serão as maiores demandas de curto prazo para a alta liderança. Quando tudo o mais é incerto, disso você pode ter certeza.
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