Equilíbrio e Gestão
Em função de dois projetos em que estou trabalhando agora acabei relendo, simultaneamente, dois livros com enfoques opostos. No “O Futuro do Trabalho”, Domenico de Masi fala da nova era do trabalho em que a criatividade e a capacidade de inovar são a grande alavanca organizacional. Em oposição, o livro “Gestão por Processos” enfatiza a importância de processos bem elaborados e seguidos com disciplina para o êxito corporativo.
Curioso é que cada um deles parece estar falando de uma verdade absoluta e única e descartando o outro lado da equação. As vezes até ignorando-a.
O que experiência tem me ensinado é que a boa gestão nasce do equilíbrio que comporta visões aparentemente conflitantes mas que se complementam. Outro livro: “Integração de Idéias” trata desse assunto de forma muito interessante. Enfim, ter capacidade de criar a partir de um ambiente leve e descontraído é o ponto de partida, que só se torna útil quando se consubstancia em uma cultura igualmente disposta a implementar, onde os processos são um grande aliado.