Formação em Coaching: Você Sabe quais são os Passos para se Tornar um Coach?
Na Ynner, focamos a área de desenvolvimento humano há 18 anos, ajudando profissionais a atingirem performance excelente em suas atividades. Conhecemos e aplicamos metodologias de capacitação em centenas de empresas, nos mais diversos contextos. Por isso, afirmamos com segurança que poucas abordagens são tão efetivas quanto o coaching para ajudar pessoas a alcançar seu potencial máximo. Desde que o processo, é claro, seja conduzido por um coach sério e competente.
Inclusive, você já pensou em fazer uma formação em coaching? Neste conteúdo, vamos compartilhar insights para ajudar quem deseja se tornar um coach profissional, mostrando como fazer isso da forma certa. Seguindo as orientações, você poderá se tornar um excelente coach, terá condições de prosperar com a atividade e realizará a missão de ser um catalisador do desenvolvimento pessoal e profissional de seus clientes.
Leia este artigo e entenda o que é o coaching e o caminho para buscar o estado da arte nessa atividade tão importante!
O que é coaching?
A entidade mais respeitada no mundo nessa área — a ICF (International Coach Federation), que também faz história no Brasil — define coaching como “uma parceria com os clientes em um processo instigante e criativo que os inspira a maximizar seu potencial pessoal e profissional”.
De modo complementar, a Ynner traz uma perspectiva própria de aplicação. Entendemos que o coaching é:
Uma jornada de desenvolvimento de um coachee rumo ao alcance dos seus objetivos, a partir dos seus talentos, conhecimentos e habilidades, com o apoio de um coach que lança mão de uma metodologia personalizada, inspiradora e eficaz.
Se você quiser se aprofundar no assunto e desbravar as implicações práticas do coaching, é interessante conhecer o detalhamento da definição da ICF.
Por que fazer formação em coaching?
Antes de tudo, um profissional deve investir em uma capacitação profissional séria, por uma questão ética. Afinal, ele estará lidando com pessoas e seus desafios e, se não tiver a orientação adequada para isso, poderá não só não contribuir, como criar problemas para o cliente. Apenas a combinação entre o domínio conceitual e técnico e a bagagem humana e profissional do coach pode subsidiar uma atuação responsável.
Com base em uma boa formação, o coach contará com instrumentos para realizar um trabalho competente, com potencial para realmente ajudar seus clientes no caminho do autoconhecimento, o que é bastante gratificante. Os resultados positivos terão, ainda, o poder de provocar um ciclo virtuoso de indicação de novos clientes, o que culminará com o sucesso e a prosperidade do coach.
Por fim, é bom observar que o mercado está se profissionalizando, exigindo contínua comprovação de qualificação e competência — o que uma formação séria e avalizada por instituições reconhecidas, como a ICF, pode trazer. Então, ao procurar uma formação, o profissional estará se preparando para enfrentar as novas demandas.
Quem pode fazer uma formação em coaching?
Do ponto de vista legal, qualquer pessoa pode se capacitar na área. Não existem pré-requisitos acadêmicos, tais como curso superior ou pós-graduação. Entretanto, num curso sério de coaching, muitos conceitos e técnicas demandam capacidade de compreensão de modelos (às vezes abstratos), sendo essencial que o participante se sinta confortável com essa situação.
É relevante, ainda, dizer que o candidato a coach precisa estar disposto a estudar bastante a matéria para ganhar competência o suficiente e poder ajudar seus clientes.
Outro ponto de atenção é que a experiência de vida (e profissional, no caso dos coaches executivos) é desejável, pois, com isso, fica muito mais fácil entender as situações enfrentadas pelo coachee e, portanto, entrar em sintonia com ele. Lembrando sempre que um coach não é um mentor. Isto é, seus conhecimentos servirão de base para a compreensão do contexto discutido, mas, como regra, não serão transmitidos diretamente para o cliente.
Como é um curso de formação em coaching?
Não existe um programa padronizado que obrigue a instituição que promove o curso de coaching a seguir uma estrutura específica. Então, cada escola define sua abordagem, carga horária e periodicidade. Mas é claro que alguns pontos básicos devem ser contemplados em um curso sério. São estes:
- aporte conceitual;
- ferramentas práticas para o coach aplicar com os coachees;
- oportunidade de treinamento das competências.
A dimensão conceitual ajuda o profissional a entender as premissas teóricas sobre as quais a atividade está assentada e construir, em sua mente, um modelo de funcionamento que permite a compreensão ampla da área de conhecimento.
Já as ferramentas são fundamentais para a prática profissional, já que são instrumentos para a aplicação dos conceitos apreendidos.
Para fechar o ciclo, o profissional em formação precisa experimentar aquilo que está aprendendo e ajustar a abordagem ao seu próprio estilo. Geralmente, essa experimentação acontece primeiro de maneira simulada e, mais à frente, é aplicada na vida real, com a assistência de um supervisor. O objetivo desse método progressivo é garantir a qualidade do processo e ajudar o novo coach a ganhar segurança e fluência.
Onde estudar coaching?
Como não existem requisitos formais para a seleção dos participantes nem para a estrutura do curso, é fundamental que, ao procurar um curso de formação em coaching, você garanta que estará sendo preparado por uma instituição confiável, que ofereça um programa de qualidade. O caminho é começar estudando os sites de instituições respeitadas no credenciamento de cursos.
Como já mencionamos, a entidade mais reconhecida nessa área é o ICF, então, vale a pena consultar o catálogo de programas do instituto. E se o curso em questão estiver associado a uma organização com grande credibilidade, ainda melhor.
Aqui na Ynner, temos orgulho de dizer que o nosso curso de formação de coaching foi concebido por uma das instituições de desenvolvimento humano com maior impacto e credibilidade nacional e internacional, a Gallup, e que ele é avalizado pelo ICF.
Quando estudar coaching?
Existem dois momentos principais em que faz sentido buscar uma formação mais estruturada em coaching.
- Quando você decide que seu novo caminho profissional é efetivamente atuar como coach, seja como atividade principal ou complementar. Este último caso acontece quando, por exemplo, executivos atuam em suas companhias o dia todo e, fora do expediente ou nos finais de semanas, conduzem seu trabalho como coaches.
- Quando você quer aperfeiçoar sua gestão incorporando técnicas de coaching na gerência de equipes. Vale dizer que existem cursos para treinamento de liderança em Leader Coach e que eles também são caminhos possíveis, embora sejam menos densos conceitualmente e mais centrados nas técnicas.
Quanto custa estudar coaching?
Como existem cursos com duração, profundidade e qualidade muito diferentes, os investimentos financeiros variam. O importante é ter em mente que cursos muito baratos, não reconhecidos e com qualidade questionável, podem significar jogar dinheiro fora.
A recomendação é pesquisar as alternativas e avaliar a qualidade do conteúdo e das ferramentas oferecidas, bem como o peso que a marca vai garantir ao seu currículo, e, a partir dessas informações, avaliar o custo-benefício.
Agora que você já sabe responder às perguntas-chave sobre o que é, por que investir, com quem, como, onde e quando fazer formação de coaching, cabe a você avaliar o impacto que essa preparação pode oferecer à sua trajetória profissional.
Se inscreva para o GGSC, a Certificação Internacional em Coaching de Pontos Fortes! E se você conhece mais alguém que está considerando entrar com seriedade no mundo do coaching, compartilhe este post!