O Papel do Gerente na Melhoria do Trabalho em Equipe nas Organizações
Como melhorar o trabalho em equipe nas organizações. Esse é o foco desse artigo escrito por Adam Hickman, PH.D. e Bryant Ott da Gallup, representada no Brasil pela Ynner, para a formação de coaches de pontos fortes certificados.
_________________________________________________________________________________________
DESTAQUES DO ARTIGO
- Gestores são os fatores mais importantes na construção de times de sucesso.
- Times bem sucedidos e engajamento começam no nível individual.
- CliftonStrengths ajuda os gerentes a entenderem seus times de uma forma geral.
- Leia mais sobre como melhorar o trabalho em equipe na empresa.
_________________________________________________________________________________________
A qualidade dos seus gerentes é o fator individual mais importante na construção de times engajados e bem sucedidos. Isso porque, entre outras razões, seus gerentes respondem por 70% da variância no engajamento de um colaborador.
Mas outro aspecto importante para a construção de um time bem sucedido é como os gerentes criam as condições para um grande trabalho em equipe.
Ao estudar grandes gestores e seus times por mais de cinco décadas, a Gallup descobriu que muitos dos elementos essenciais para o engajamento dos colaboradores individuais são os mesmos que os gerentes usam para melhorar o trabalho em equipe.
Por que um grande trabalho em equipe é importante?
Bem, de acordo com John C. Maxwell, ele faz o sonho acontecer.
Para gerentes, esse sonho é, claro, um maior engajamento dos colaboradores e performance da equipe – os ingredientes que geram o crescimento orgânico da sua empresa.
Trabalho em equipe bem sucedido começa no nível individual. O mesmo acontece com o engajamento dessa equipe.
Quando os gerentes lideram com foco no engajamento, eles dão a si mesmos a chance de ajustar cada colaborador para a performance excelente em seu papel. O impacto de escalar esse tipo de melhoria de performance no nível individual em direção a todo o time é grande.
Nossas pesquisas, baseadas na pesquisa Q12 resultam de mais de 1.8 milhões de colaboradores em mais de 82.000 times em organizações espalhadas por aproximadamente 50 indústrias, encontram correlação direta entre engajamento dos colaboradores e resultados de equipes e organizações, tais como:
- Mais vendas e lucratividade.
- Maior produtividade.
- Turnover e absenteísmo mais baixos.
Melhorar a performance desses indicadores críticos na sua empresa está diretamente relacionado com a habilidade do seu gerente de fomentar o trabalho em equipe através das lentes do engajamento dos colaboradores.
Como os gerentes podem melhorar o Trabalho em Equipe
As pesquisas da Gallup indicam uma série de formas através das quais gerentes podem construir times excelentes via trabalho em equipe.
Comece conhecendo os talentos dos colaboradores.
Os melhores gerentes usam o CliftonStrengths para descobrir os talentos e pontos fortes dos membros do seu time. Porque antes de um gerente querer que os seus colaboradores trabalhem bem juntos, eles precisam saber o que cada um faz naturalmente bem.
Isso não significa, necessariamente, conhecer a tarefa e o trabalho que cada pessoa faz bem; mas entender o que faz cada colaborador inerentemente e particularmente talentoso.
Mais: quando os colaboradores são empoderados para descobrir seus CliftonStrengths, seus gerentes ficam melhores equipados para entenderem a composição do time como um todo. Eles podem tomar decisões firmes e discernir sobre quem pode ter a melhor performance em cada papel, na medida em que o time evolui e cresce. Eles sabem quais membros do time liderar com quais forças específicas – e como posicionar as pessoas adequadamente para fomentar as parcerias complementares.
É esse tipo de parceria que cria a fundação para o trabalho em equipe efetivo.
Garanta que você está sendo um coach para cada colaborador, não um chefe.
Conhecer os CliftonStrengths dos colaboradores não significa muito se os gerentes não derem chance às pessoas para que usem seus talentos específicos no seu trabalho diário.
A pesquisa de engajamento Q12 da Gallup inclui um item que mede exatamente quão bem os colaboradores sentem que seus gestores diretos os preparam para que sejam bem sucedidos usando seus talentos (Q03: no trabalho, eu tenho a oportunidade de fazer o que faço melhor, todos os dias). Quando os colaboradores concordam fortemente com essa declaração, significa que eles estão usando seus talentos naturais e forças para lidar com cada tarefa e a abordar cada desafio.
Isso também significa que eles têm um gerente que entende exatamente como eles têm a maior probabilidade de serem bem sucedidos em um dado projeto ou papel.
E se um time inteiro de colaboradores concorda fortemente que eles têm a oportunidade de fazer o que fazem melhor todos os dias, isso significa que eles estão fazendo isso em equipe – o que gera uma espécie de efeito aditivo que pode pagar grandes dividendos para a construção de um time colaborativo.
Lidere os membros da equipe usando outros elementos chave para o engajamento do colaborador.
É de importância vital que os gerentes saibam os CliftonStrengths dos seus colaboradores e usem esse conhecimento para construir um time que colabora e trabalha bem junto.
Mas a abordagem baseada em pontos fortes é apenas uma parte do que leva à construção de um grande time.
Gerentes precisam garantir que cada colaborador saiba o que se espera dele em sua função e que cada um tenha os materiais e equipamentos que precisa para fazer um bom trabalho.
Gerentes precisam criar uma cultura que valoriza o reconhecimento genuíno a uma atividade bem feita.
Gerentes precisam se importar com os colaboradores e encorajar seu desenvolvimento pessoal e profissional, além de respeitar suas opiniões.
Gerentes precisam ajudar os colaboradores para que entendam como seus trabalhos se conectam com a missão e propósito da organização.
Gerentes precisam forjar um ambiente onde as pessoas possam desenvolver amizades duradouras.
Times compostos por colaboradores que concordam fortemente que seus gerentes fazem essas coisas, são times bem sucedidos. Ponto. Eles têm colaboradores que sabem como trabalhar como time – colaboradores que valorizam os talentos uns dos outros e sabem como obter o melhor uns dos outros para que o resultado seja o sucesso do time.
Trabalho em Equipe excelente começa com gerentes excelentes que lideram com foco em engajamento.
Crie uma organização repleta desse tipo de gerentes para desenvolver uma organização repleta de times que trabalham juntos para superar as expectativas.
Adam Hickman, Ph.D., é Gerente de Conteúdo na Gallup. Bryant Ott é escritor e Estrategista de Conteúdo na Gallup.
_________________________________________________________________________________________
Esse artigo foi publicado originalmente no site da Gallup.
Gostou do artigo e quer receber mais insights sobre liderança e gestão baseadas em talentos e pontos fortes. Assine nossa newsteltter.