Inteligência Emocional em Vendas: Veja seus Benefícios e como Aprimorá-la!
Em tempos tão competitivos quanto os dias de hoje, contar com habilidades e competências diferenciadas é fundamental para ter sucesso e elevar a performance de uma empresa, em qualquer segmento do mercado. Por isso, aprender o que é inteligência emocional em vendas, conhecer seus benefícios e descobrir como aprimorá-la é muito importante!
Esse é um conceito que vem ganhando espaço e sendo, cada vez mais, procurado e valorizado por líderes e gestores. Trata-se de um ponto forte essencial para os colaboradores, especialmente, aqueles que lidam diretamente com o cliente, suas demandas e expectativas. Continue lendo e aprenda mais sobre o assunto!
Afinal, o que é a inteligência emocional?
Podemos entender a concepção de inteligência emocional como a capacidade de reconhecer e avaliar os seus próprios sentimentos e as emoções dos outros, bem como a habilidade para lidar adequadamente com ambos. É um conceito amplamente conhecido na psicologia humana e que vem ganhando mais espaço no ambiente corporativo.
Vale ressaltar que, ao contrário do que algumas pessoas pensam, a inteligência emocional é uma habilidade que pode ser desenvolvida e aprimorada, visando ao crescimento pessoal e profissional. É uma forma de reconhecer as próprias limitações e eliminar barreiras, percorrendo um caminho mais saudável em busca da excelência.
Quais as vantagens da inteligência emocional em vendas?
Agora que você já está mais familiarizado com o conceito e descobriu o que é a inteligência emocional, vamos mostrar algumas das vantagens que você e sua empresa poderão obter se os líderes e funcionários tiverem essa competência mais bem desenvolvida. Confira, abaixo, algumas delas.
Comunicação mais eficaz
Uma das grandes vantagens da inteligência emocional em vendas é que ela possibilita uma comunicação mais eficaz. Logicamente, essa é uma característica muito valorizada e importante no ambiente corporativo, visto que é dessa maneira que as informações e problemas são passados entre colaboradores e gestores.
Quando uma pessoa trabalha melhor seus sentimentos e seus conflitos internos, adquirindo calma e autoconfiança, ela se torna muito mais capaz de se expressar para com seus semelhantes, mesmo em situações conflitantes ou estressantes. Há um melhor domínio sobre nossas respostas e decisões, resultando em uma atitude mais otimista e serena.
Fácil resolução de conflitos
Não é novidade para ninguém que os ambientes empresarias e corporativos costumam ter, de tempos em tempos, rusgas e conflitos entre seus participantes. Pensando no setor de vendas propriamente dito, são muitos egos e perspectivas envolvidos em um só lugar, além da pressão por conseguir resultados que também dependem de terceiros.
Com um bom nível de inteligência emocional, o funcionário saberá melhor o que está sentindo e saberá reconhecer suas capacidades e seus limites. É uma maneira eficaz de não criar expectativas fora da realidade e de se colocar no lugar do outro, adotando comportamentos emocionalmente inteligentes e transformando-os em hábitos.
Melhora nos relacionamentos
Quando pensamos em uma boa inteligência emocional, fica fácil perceber que essa é uma competência que tende a melhorar os relacionamentos, tanto no âmbito pessoal quanto na vida profissional. Falando do setor vendas, especificamente, isso pode ser ainda mais vantajoso, tanto para o trabalho em equipe quanto para a relação com os clientes.
Colaboradores emocionalmente inteligentes terão mais facilidade em gerar empatia nos consumidores e saberão agir em situações complicadas, com ações sábias e serenas, como diminuir o tom de voz sempre que o interlocutor aumentar o dele. A inteligência emocional, portanto, é um pilar que sustenta a produtividade e a eficácia interpessoal.
Como aprimorar a inteligência emocional?
Você já compreendeu o conceito e os principais benefícios de aperfeiçoar a inteligência emocional. Sendo assim, é natural que você esteja em busca de dicas para desenvolvê-la adequadamente. Felizmente, existem alguns passos simples para começar. Continue lendo e veja quais são.
Observe seu próprio comportamento
O primeiro passo para aprimorar a inteligência emocional consiste em observar o seu próprio comportamento. Afinal, o autoconhecimento é um passo fundamental para melhorar suas próprias habilidades e compreender de que maneira você tem se relacionado com o mundo, com os desafios que surgem e com as pessoas com quem trabalha.
Reflita um pouco mais e tente avaliar, com certo distanciamento, suas próprias reações quando as situações se colocarem diante de você, independentemente de serem positivas ou negativas. Depois, você pode tentar descobrir o que desencadeou suas reações e analisar suas atitudes e sensações de entendimento.
Leia livros que falem sobre o tema
Como a inteligência emocional é um conceito bastante popular e difundido na psicologia, você pode encontrar muitos livros que falam sobre o tema e aprender bastante com eles. Além disso, o próprio ato de ler já é positivo para o seu equilíbrio e autoconhecimento, uma vez que demanda que você pare o que está fazendo e se concentre.
Você poderá buscar títulos físicos ou digitais, de autores nacionais e internacionais, específicos ou não sobre vendas, que tratem de temas relacionados. Entre eles, gestão da emoção, comunicação eficaz, hábitos de pessoas emocionalmente saudáveis, fatores importantes para o equilíbrio mental e assim por diante.
Invista em treinamentos na área
Por fim, para desenvolver com qualidade a sua inteligência emocional ou a de colaboradores da sua empresa, você pode buscar por treinamentos específicos na área. Eles serão de grande valia e ajudarão não apenas a garantir um maior bem-estar organizacional, como também, trarão estratégias mais certeiras para as negociações que surgirem.
A intervenção profissional pode contribuir para os momentos mais críticos da rotina do negócio, bem como para garantir um ambiente mais saudável e produtivo. Funcionários mais bem preparados, consistentes e comprometidos, em um mercado tão competitivo, portanto, podem ser a diferença entre ter sucesso ou fechar as portas.
Quais os maiores desafios em uma negociação?
Quem é o adversário mais temível que você pode enfrentar em uma negociação? Não procure muito longe. Ele está bem perto. Tão perto que você pode senti-lo. Esse potencial algoz é tão familiar, que você certamente sabe seu nome. Não por coincidência, é o mesmo que o seu. Porque ele é você ou, se preferir: você é ele.
Em muitas negociações, o nosso maior obstáculo somos nós mesmos. Para ser mais preciso, uma parte de nós, que nos faz dizer, impulsivamente, algo que não tínhamos planejado, irritando nosso interlocutor e pondo tudo a perder. Ou que nos paralisa quando deveríamos ter coragem de agir, deixando-nos à mercê do outro.
Essa parte de nós é conhecida como emoção, e com o avanço da neurociência, tem sido mais compreendida e até valorizada como recurso fundamental para que tenhamos sobrevivido como espécie e para que possamos viver bem, hoje. A questão é que se tal recurso não for usado do jeito certo e na hora exata, pode pôr tudo a perder.
Alguns estudiosos têm se dedicado a entender o papel das emoções no momento das negociações, e se você quer cultivar essa competência, deveria considerar iniciar seu desenvolvimento por aí.
O livro “Além da Razão”, de Roger Fisher, e o mais recente “Mais do que Chegar ao Sim”, de Erica Fox, podem ser bons lastros. Usamos seus insights nos treinamentos de negociação da Ynner, e o resultado é bem interessante. O clássico “Inteligência Emocional”, de Daniel Goleman, também pode ajudar.
Agora, você já conhece a importância da inteligência emocional e do desenvolvimento das habilidades interpessoais para melhorar os resultados de vendas. Não perca mais tempo e invista em você: comece a aperfeiçoar essas competências!
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