Libertando-se das Crenças Limitantes
Crenças limitantes são aquelas ‘’verdades’’ que aprendemos ainda na infância e que estão tão arraigadas em nosso inconsciente que acabam limitando ou até impedindo o nosso sucesso.
Por exemplo, ‘’mulheres dirigem mal’’ ou ‘’homens não prestam’’ são frases que ouvimos e falamos o tempo todo, mas que não têm fundamento racional ou comprovado. Uma prova disso é a conclusão das próprias companhias de seguros de automóvel de que as mulheres são suas melhores clientes, porque dirigem melhor, são mais cautelosas, tem um comportamento muito mais disciplinado no trânsito e colidem menos. E para não ser injusta com os meninos, pense em homens que você conhece e se pergunte quantos deles realmente ‘’não prestam’’? Todos? Ou alguns ficam de fora desta estatística criada no inconsciente coletivo? Você tem fatos e dados para afirmar que não? E se a mesma pergunta for feita em relação às mulheres? Podemos mesmo generalizar?
Durante os processos de Coaching surgem muitas crenças limitantes que precisam ser quebradas para que possamos ajudar o Coachee a atingir suas metas, como por exemplo, achar que algo é ‘’impossível’’ (administrar o tempo, convencer alguém, realizar um sonho…). É preciso ajudá-lo a atualizar seus registros mentais e desbloquear a informação que, em função de emoções vivenciadas no passado, foi bloqueada.
Crenças são criadas dentro de nós e nos impedem de prosperar quando limitam nossos pensamentos e ações. Libertar-nos destas regras de vida, tornando-as positivas, nos permite viver nossos próprios valores e alcançar a superação pessoal. Observe-se!