Livro A Nova Era da Inovação
Em seu livro “A Nova Era da Informação” Prahalad afirma que a transformação pela qual as empresas devem passar para se alinhar com o mundo, está baseada em dois pilares:
- A capacidade de atender cada cliente individualmente e construir experiências únicas, ouvindo verdadeiramente seus clientes. Ou seja, sem apelar para os modelos primários de customização em massa em que cada cliente deve escolher entre alternativas para características específicas que combinadas dão a sensação de uma experiência única, mas que não conseguem disfarçar sua frieza e impessoalidade.
- A capacidade de buscar recursos e talentos que não estão apenas dentro dos seus muros, promovendo uma colaboração ampla em que todos os colaboradores sintam-se recompensados de alguma forma e motivados a continuar.
Para Prahalad e Krishnan o amalgama desses fatores são processos empresariais flexíveis que se baseiam em uma tecnologia suficientemente adequada para os desafios e que ajudam a sustentam uma cultura de valorização dessa visão centrada no consumidor e aberta para colaborações que agreguem independentemente do lugar de onde vêm. Na previsão deles a partir de 2015 as empresas não terão alternativa a não ser seguir esse modelo.
Sua empresa já está preparada ou pelo menos caminha para conseguir gerar experiências individuais? Ela está preocupada em aprender a buscar a contribuição de talentos que não sejam funcionários formais da empresa?