Não Destrua Sua Mensagem Com Seus Slides
Estou atônito. Posso dizer até que estou assustado. Tenho visto gente muito boa, com presença de palco e boas idéias, destruindo suas apresentações com slides deploráveis. E tenho visto com grande freqüência. Outro dia fui a um seminário internacional com grandes nomes e ouvi boas idéias serem enfraquecidas por charts débeis. Alguém poderia pensar: se o apresentador é bom, o máximo que pode acontecer é o Power Point não acrescentar nada. Mas a coisa não funciona bem assim. Quando o que se vê entra em conflito com o que se ouve o resultado é a perda de conteúdo. Decepção. Abalo de credibilidade.
O ideal é fazer o que se vê ilustrar e enriquecer o que se ouve. Para isso, os slides devem ter muitas imagens e pouco texto. Muitos diagramas e poucas explicações. E de preferência tudo deve ser esteticamente agradável e envolvente. Para falar com o lado emocional do espectador enquanto o orador fala com sua mente racional. E isso é importante: quem fala com o público é o orador e não o Power Point. Quem apresenta não pode transformar as imagens em muletas. Elas são ilustrações. As pessoas vão a uma apresentação para ouvir idéias e explicações, aprender coisas e serem provocadas por insights inesperados. O slide não existe nem para dizer o que deve ser dito nem para servir como teleprompter para o apresentador. Serve para ilustrar e organizar idéias em uma perspectiva visual e esquemática.
Além disso, o orador não pode esquecer que uma exposição é uma história. Não uma coleção de idéias sem interconexão. O ouvinte tem que passar de um chart para outro sem perceber. Para isso, o orador tem que ser um contador de história. Tem que deixar a idéia fluir em um encadeamento lógico e compreensível. E nem sempre isso acontece de forma automática. É necessário planejar e ensaiar. A maior parte das pessoas quer chegar em uma apresentação e dar um show sem ter suado antes. Pouco provável. O bom resultado pode até passar por talento e vocação, mas não se materializa sem planejamento e preparação.
Para aqueles que se interessaram pelo tema sugiro o livro Slideology da Nancy Duarte. Outra alternativa e conhecer o treinamento de apresentações da Ynner. Será um prazer ajudá-los a conseguir expressar suas idéias de forma envolvente e eficaz.