A Ynner modernizou sua identidade visual
Um mundo em constante mudança exige que pessoas e empresas evoluam o tempo todo e em todos os aspectos. No conteúdo e na forma. Atenta a isso, a Ynner aproveita seu aniversário de 17 anos para propor uma releitura contemporânea de sua proposta de valor por meio de uma nova identidade visual.
A marca que acompanhou a empresa nos últimos anos acabou de passar por um processo de reformulação, está mais moderna e representa com mais precisão a imagem da empresa que está sempre em busca de tendências e boas práticas para o mercado de treinamento empresarial. Vinicius Rios, responsável pelo marketing da Ynner, conta que o maior desafio foi desenvolver uma marca que mantivesse a essência da identidade da empresa, construída e consolidada ao longo de todos os anos com base em conceitos como aplicabilidade, consistência conceitual e vanguarda metodológica, mas que ao mesmo tempo dialogasse com o mundo dinâmico em que vivemos.
Para o desenvolvimento da nova identidade visual, a Ynner contou com um time de especialistas da Portal Publicidade, uma das mais conceituadas agências do país, para traduzir em um novo design, mais leve e arrojado,
as principais características que dão vida à empresa. “A Portal reuniu os elementos essenciais que traduzem quem somos, nossa linguagem, nosso público, nossa missão e nossos valores”, explica Vinicius.
O novo ícone carrega a referência visual da pincelada, presente na logomarca anterior, mas agora formando um
semicírculo, que faz menção ao conceito de interiorização. “Ynner vem do inglês inner, que aponta para o interior.
Para a importância de pessoas e empresas olharem para dentro e conhecerem suas forças como grandes alavancas de desenvolvimento. O círculo tem esta conotação como delimitador do espaço interno que contém a essência de um ser humano ou de uma organização. E o fato de ele não estar completo indica que, mesmo com a interiorização, é fundamental se manter aberto ao que vem de fora, ao novo”, elenca Yuri Trafane, sócio da empresa.
Bruno Rigo, designer gráfico responsável pela criação do símbolo que irá representar a Ynner nos próximos anos,
conta que o norte principal para o desenvolvimento do novo branding foi a união da essência da marca com os princípios dos sócios. “Nas reuniões de briefing e brainstorm ficou claro que há energia e vivacidade circulando na companhia, e esses dois pontos foram o fio condutor para a construção do novo logo. As cores foram atualizadas, o vermelho vivo ganhou tonalidade mais escura, trazendo mais seriedade e confiabilidade. O traço à mão manteve o link com o ícone antigo, porém ganhou curvas, transmitindo mais dinamismo, item fundamental nos treinamentos. Já a fonte bold, com cantos arredondados, trouxe proximidade, e o cinza, a modernidade dos tempos atuais. Por fim, uma nova tagline assina a marca. Ela vem para concluir todo o processo de atualização. Entrega, de maneira clara, o core business da empresa, além de abranger a metodologia condutora dos treinamentos, que desenvolve o ser humano em todos os seus skills”, completa o designer.
Artigo publicado originalmente na 2ª edição da revista Ynnsights, 2019.