O Novo Comportamento do Novo Consumidor
Uma pesquisa divulgada recentemente no McKinsey Quarterly dá conta de que o comportamento do consumidor com relação ao comportamento de compra vem sofrendo algumas alterações que impactam diretamente na forma de conduzir uma estratégia de marketing. Algumas dessas mudanças são:
- Loop x Funil: o processo de compra não é (mais) linear em forma de funil em que o consumidor vai filtrando sucessivamente as marcas. O novo modelo parece-se mais com um loop em que o consumidor satisfeito “corta o caminho” repetindo compras bem sucedidas.
- Mais Marcas: da mesma forma que consumidores eliminam algumas marcas na medida em que se aproximam da tomada de decisão, eles também incorporam outras que conhecem ou passam a considerar ao longo do caminho.
- Consumidor Ativo: o consumidor busca mais informações em meios que permitem uma participação ativa do que são sucetiveis a impactos publicitários em que são passivos.
- Duas Lealdades: existe uma diferenciação clara entre os consumidores Fiéis Passivos que compram sempre da mesma marca por falta de opção (as outras marcas são piores, mas o produto comprado ainda frustra) e aqueles Ativos que, comprometidos com a marca em função da satisfação absoluta, são propagadores e defensores da marca.
O processo de compra decorrente é instável e sujeito a mudanças que podem acontecer no último minuto. No ponto de venda.
Reflexão: sua empresa pratica um marketing alinhado com esse comportamento? Há alguma oportunidade de mudança.
Para ler mais acesse: http://www.mckinseyquarterly.com/Marketing