O Que Esse Sapato Está Fazendo Aqui?
Um dos efeitos colaterais do sucesso é a crença de que você se transformou em alguém iluminado. Portanto você pode atirar para qualquer lado que realmente vai dar certo. Fico impressionado com a quantidade de vezes que isso acontece no mundo empresarial trazendo como consequência a falta de foco.
Semana passada voltava de uma reuniao com um cliente quando parei em uma lanchonete da rede Graaal, que muito tem crescido. Um caso marcante de sucesso merecido. As lanchonetes são ótimas.
Entretanto, quando entrei no ambiente me deparei com uma loja de sapatos Graal fazendo companhia para coxinhas, lanches, sucos e outros acepipes.
Fiquei tentando imaginar a sinergia entre os negócios e a conclusão foi: é realmente uma aberração. Imagino um executivo dizendo para sua equipe: “Já que geramos um fluxo respeitável de pessoas, vamos oferecer outros produtos para elas e fazer um dinheiro extra. E eu estava pensando eeeeemmmm … SAPATOS!”. Por outro lado, não consigo imaginar um consumidor dizendo: “Já que vamos comer um lanche, que tal aproveitar e comprar uns sapatos?”. Geralmente as pessoas que param em uma lanchonete de estrada, estão em trânsito, fazendo um pit stop rápido.
Posso até apostar que algumas pessoas compram, mas não é essa a questão. A questão é: o número de pessoas que compra gera um retorno sobre o investimento igual ao retorno que o Graal teria se investisse em algo com maior sinergia com seu core business e suas core competencies? Posso apostar que não. Até porque existem aspectos específicos na gestão de uma loja de sapatos que são muito diferentes da gestão de uma lanchonete, que é onde está o know-how do Graal. Que é o que gerou seu sucesso. Já ouvi um consultor dizer que os empreendedores embebedados pelo êxito acabam esquecendo de onde veio sua prosperidade. Parece que é verdade.
Francamente torço para que os dirigentes da rede percebam esse vacilo e o corrijam. Até porque todos os outros aspectos da operação são excelentes: lojas amplas e limpas, com grande diversidade de opções e um pessoal bastante cortês. É exatamente por isso que sou um cliente frequente em minhas andanças ministrando treinamento e trabalhando em projetos de consultoria.
E em sua empresa? O sucesso tem aberto portas para tiros descalibrados? O que você tem feito para garantir o foco?
Se esse tema te interessa, vale a pena conhecer o treinamento da Ynner sobre Estratégia. O programa está no site: www.ynner.com.br