O que faz uma Vida ser Excelente?
Este artigo adaptado de Blind Spot, o novo livro da Gallup sobre o aumento da infelicidade que líderes não perceberam, foi escrito por Jon Clifton e originalmente publicado no site da Gallup, representada no Brasil e em Portugal pela Ynner, parceira exclusiva para a certificação de Coaches de Pontos Fortes.
Embora muitas coisas contribuam para uma excelente vida, a Gallup elenca cinco aspectos que todas as pessoas têm em comum: seu trabalho, finanças, saúde física, comunidades e relacionamentos com a família e amigos. Se você se destaca em cada um destes elementos de bem-estar, é muito provável que você esteja prosperando na vida.
*Gráfico personalizado mostrando os cinco elementos do bem-estar. Trabalho, Social, Financeiro, Físico, Comunitário.
Para descobrir estes cinco elementos, a Gallup começou revendo grande parte da vasta literatura sobre felicidade e bem-estar. Pesquise “bem-estar” no Google Acadêmico, e você encontrará mais de 1,9 milhões de artigos acadêmicos; “felicidade” rende mais de 2,7 milhões de artigos. Uma pessoa não conseguiria ler todos os artigos durante sua vida inteira, então nos concentramos em meta-análises – que combinam os resultados de múltiplos estudos – e os estudos que tiveram o maior impacto no campo da pesquisa do bem-estar.
Em seguida, realizamos pesquisas. Muitas delas. Até hoje, conduzimos cerca de 5 milhões de pesquisas em quase 170 países – cerca de 2 milhões de entrevistas nos EUA e 3 milhões em todo o mundo. Também realizamos estudos longitudinais, que nos permitem rastrear as mesmas pessoas ao longo do tempo para que possamos entender melhor o que causa mudanças no bem-estar, como um colapso econômico, uma perda de emprego ou a morte de um cônjuge.
A natureza global deste trabalho é crucial. A pesquisa realizada apenas no Ocidente está sob um grande escrutínio – por uma boa razão. Estes estudos frequentemente incluem pessoas que não representam o mundo inteiro.
Blind Spot: The Global Rise of Unhappiness and How Leaders Missed It
(Ponto Cego: O Aumento da Infelicidade Global e como os Líderes não Perceberam – ainda sem tradução para o Português)
Saiba mais sobre um dos maiores desafios de liderança de nosso tempo.
Por exemplo, as pessoas que são recrutadas para participar de pesquisas acadêmicas nos EUA são geralmente estudantes universitários. Isto é problemático porque os estudantes universitários dos EUA não são representativos do mundo. Na verdade, eles não são sequer representativos dos jovens em todos os Estados Unidos.
Este tipo de pesquisa é chamado “WEIRD”, que é um acrônimo em inglês para ocidental, educado, industrializado, rico e democrático. Muitos estudos acadêmicos americanos dependem exclusivamente de participantes que se encaixam nessas características – mas muitas vezes afirmam que as conclusões da pesquisa se aplicam a todas as pessoas. Os autores deste conceito — Joe Henrich, Steven Heine e Ara Norenzayan — advertem: “Precisamos ter menos cerimônia ao abordar questões de natureza humana com base em dados extraídos desta fatia particularmente fina, e bastante incomum, da humanidade”.
A pesquisa de bem-estar da Gallup é verdadeiramente global, cobrindo mais de 98% da população adulta mundial. Ela inclui quase todos os grupos étnicos, religiões e níveis de renda e praticamente todo tipo de experiência humana em todo o mundo.
Em cada pesquisa, perguntamos às pessoas como elas vêem e vivem suas vidas. Suas respostas se tornam os resultados de interesse em nossa análise – ou seja, analisamos outras variáveis para ver o que nos ajudaria a explicar como suas vidas estão indo. Quando alguém diz: “Minha vida é um 10” ou “Eu ri e sorri muito ontem o dia todo”, o que mais nos dizem? Elas são fisicamente ativas? Elas amam seu trabalho? Elas têm muitos amigos? Ou alguma combinação dos três?
As métricas de bem-estar e felicidade nos ajudam a entender melhor o que faz uma vida ser excelente.
A pesquisa da Gallup, assim como a pesquisa da comunidade global de profissionais do bem-estar, produziu centenas, se não milhares, de descobertas.
Uma das descobertas mais famosas é a curva em U da felicidade, que mostra como a idade está associada ao bem-estar. Os jovens fazem uma alta avaliação de suas vidas, assim como as pessoas mais velhas. Mas as pessoas de meia-idade classificam suas vidas como as mais baixas. Esta tendência se mantém a cada ano em quase todos os países do mundo. É apelidada de “curva em U” da felicidade porque quando se olha para o gráfico, parece um “U”. Alguns dizem, brincando, que o gráfico está sorrindo.
*Curva em U personalizada de satisfação de vida, variando dos 20 aos 80 anos de idade.
Algumas descobertas são espantosas; outras parecem revelar um “leve e ingênuo segredo”, como George Gallup referiu-se a algumas de suas descobertas sobre a longevidade. Por exemplo, você poderia argumentar que a curva em U da felicidade simplesmente quantifica a sabedoria convencional – que as pessoas têm crises de meia-idade.
Aqui estão algumas das descobertas que são verdadeiramente convincentes:
- As pessoas que amam seu trabalho não odeiam as segundas-feiras.
- As dívidas relacionadas à educação podem causar uma cicatriz emocional que permanece mesmo depois que você pagar essas dívidas.
- O voluntariado não é bom apenas para as pessoas que você está ajudando; é igualmente bom para você.
- O exercício físico é melhor em eliminar a fadiga do que os medicamentos prescritos.
- A solidão pode dobrar seu risco de morrer de doenças cardíacas.
Poderíamos enumerar todos os insights já produzidos a partir desta pesquisa e incentivar os líderes a trabalharem em todos eles. Ao invés disso, adotamos outra abordagem. Usando todas essas percepções de toda a indústria combinadas com nossas pesquisas e análises, criamos os cinco elementos do bem-estar. E nossa pesquisa global em andamento confirma que os cinco elementos do bem-estar são motores significativos de uma vida excelente em todos os lugares ao redor do mundo.
Descubra como o mundo está sofrendo mais nestes cinco elementos em Blind Spot: The Global Rise of Unhappiness and How Leaders Missed It.
Assine gratuitamente nossa Newsletter para receber nossos conteúdos!