O Risco das Palestras Vazias
Dezembro se aproxima, para alivio de muitos que julgam 2014 como um dos piores períodos dos últimos tempos para os negócios. A vontade de fazer com que 2015 seja muito melhor, prenuncia convenções de fim de ano impactantes para energizar os colaboradores. Para engajá-los até o tutano.
E uma das ferramentas comuns nesse caso, são as palestras. Que, se bem escolhidas, podem ter um efeito duradouro e consistente sobre as equipes, mas que se escolhidas ao acaso irão divertir e entreter o público sem nenhum efeito concreto. Antes de contratar uma palestra a área de Treinamento & Desenvolvimento deve ter muito claro qual o objetivo. Qual a mensagem central a passar? Como ela se conecta com as outras atividades da empresa para o ano que entra? Depois a abordagem deve ser desenvolvida com o que chamamos na Ynner de Corpo, Mente e Alma. Qualquer treinamento, seja um curso, palestra ou workshop precisa desses três ingredientes para gerar resultado. Corpo significa aplicabilidade. A pessoa precisa sair do encontro sabendo o que deve fazer de diferente do que tem feito. Na prática. Mente significa consistência conceitual. O participante tem que entender porque está fazendo aquilo. Qual a ideia que sustenta a prática? Por fim, Alma significa, prazer em aprender. A palestra precisa realmente ser dinâmica e envolvente. Se possível até divertida. Mas a diversão não pode ser um fim em si mesma. Precisa ser um recurso para transmitir uma mensagem prática, consistente e du