O Show do Empreendedor
Certa vez, em um curso na USP, ouvi uma frase proferida pelo Professor Ângelo Felisoni que me impressionou pela simplicidade e verdade: “Em administração, a teoria é a prática dos vencedores”. Basta observar e refletir um pouco para perceber a consistência da afirmação
Por isso, considero muito importante àqueles que se interessam pelo mundo empresarial mesclar leituras mais conceituais com histórias empresariais ou biografias de empreendedores para ver a teoria em formação. Para entender a gestão a partir da perspectiva de quem faz acontecer.
Procuro fazer isso e minha última experiência nesse sentido foi ler o livro em que Alexandre Costa, fundador e presidente da Cacau Show, conta sua epopéia que começa na Casa Verde e culmina com a maior rede de lojas de chocolate do mundo. Ao longo do volume ele aponta algumas competências que acredita serem as responsáveis pelo seu sucesso. Ao ler o livro percebi outras competências implícitas em suas histórias. O resultado do que ele escreveu somado ao que eu percebi é a seguinte lista:
- Resiliência para não se abater diante das dificuldades que inevitavelmente aparecem no caminho rumo ao sucesso.
- Paixão que em seu ponto de vista é o eixo central, ao redor do que gira todo o restante.
- Prazer em fazer o que gosta, pois é daí que vem a obstinação para não desistir e a força para dar a volta por cima quando necessário.
- Persistência para continuar mesmo quando algumas pessoas não acreditam no que você está fazendo.
- Humildade para ouvir idéias e opiniões de outras pessoas e adotá-las apesar delas não serem suas.
- Perspicácia para estabelecer metas que sejam ao mesmo tempo estimulantes e factíveis.
- Empenho para trabalhar duro o tempo que for necessário para atingir os objetivos estabelecidos.
- Percepção da importância de criar valor para o cliente, mas em um modelo de negócio que permita capturar o retorno desse valor gerado.
- Capacidade de arriscar e errar com tranqüilidade, aprender com o erro e evitá-lo com veemência.
- Disposição para reinvestir o que ganha para financiar o futuro da empresa ao invés de colher imediatamente os frutos gerados.
- Foco para não perder tempo com atividades que não geram valor para os clientes e conseqüentemente para a empresa.
- Vigilância com os custos que devem ser cortados constantemente, pois tendem a crescer sempre que não recebem atenção.
- Vontade de aprender coisas novas sobre o seu negócio o tempo todo: aprender estudando, aprender vivenciando, aprender viajando, aprender conversando.
- Atenção para perceber quando situações trazidas pelo acaso podem ser os grandes ganchos para o sucesso.
- Valorização dos números como indicadores do desempenho empresarial e compartilhamento destes com toda a equipe.
- Necessidade de mudar e melhorar tudo constantemente em um ímpeto incontido para a inovação.
- Tratar gente como gente para gerar um clima estimulante e receber em troca o comprometimento e o carinho necessário.
Obs: há dois treinamentos Ynner que tratam desse tema. Treinamento sobre Empreendedorismo para aqueles que querem trabalhar fora na esfera corporativa e Treinamento sobre Intrapreendedorismo, para aqueles que querem viver como Empreendedor mesmo dentro de uma organização.