Os Desafios dos Grupos Virtuais
Uma das questões que têm aparecido com frequência nos treinamentos de Trabalho em Equipe e Liderança é a dos “Grupos de Trabalho Virtuais”. E não é difícil entender porque. Afinal, cada vez mais existem projetos envolvendo profissionais de diferentes sites dentro de um país e mesmo com membros das mais diversas localizações do planeta. Um rico artigo da Harvard Business Review (Getting Virtual Teams Right de Keith Ferrazzi) trata do assunto e aponta os fatores chave de sucesso de uma equipe desse tipo. A saber:
- O Time Certo: o que inclui pessoas com o perfil adequado para a autonomia, um tamanho que na prática tem se mostrado produtivo (até 10 componentes) e papéis claros e conhecidos por todos.
- O Líder Certo: que deve construir um clima de confiança, encorajar diálogos francos e deixar os objetivos e regras de funcionamento muito claros.
- Os Pontos de Contato Certos: segundo o autor, em alguns momentos cruciais as pessoas devem se reunir fisicamente. No início do projeto, quando alguém entra no time e nos marcos mais importantes.
- A Tecnologia Certa: que devem permitir o registro dos encontros, oferecer uma ferramenta de troca de mensagens instantâneas e fóruns de debate.