Parto de Um Século
Já faz quase um século que se estuda a questão do ensino adulto de forma estruturada. Nesse tempo, diversas pessoas contribuíram para a compreensão de que existem diferenças fundamentais entre ensinar uma criança e ensinar aqueles que deixaram a infância para trás. O termo andragogia não foi criado por acaso. Nasceu para deixar claro que existem aspectos distintos com relação a pedagogia, que está focada nos pequenos aprendizes.
Ainda assim, percebemos que existe uma grande tentação de usar recursos pedagógicos por natureza, mas que nem sempre são eficazes quando aplicados junto aos adultos.
Muitos treinamentos corporativos ainda ignoram um fator fundamental para o seu bom aproveitamento: sem entender a necessidade de aprender o que está sendo ensinado o profissional não consegue se interessar de forma suficiente. E considerando que o interesse é o combustível básico para que o aprendiz dedique atenção ao momento do treinamento, a maior parte do esforço se perde. Tenho presenciado e participado de muitas discussões sobre a importância de se aplicar o aprendizado obtido nos treinamentos. E eles realmente são fundamentais, mas inúteis, se a fase anterior não tiver sido bem tratada. Se o participante do treinamento não tiver aprendido nada, o que só acontece na presença de interesse, não há o que aplicar.